About the Journal

ISSN: 2764-7994

  1. ESCOPO PARA PUBLICAÇÃO

A Revista Odontológica Integrativa do Centro-Oeste (ROICO) publica trabalhos produzidos na intersecção entre Odontologia e Ciências Biológicas, a partir das seguintes áreas:

Cirurgia e Traumatologia Buco – Maxilo – Facial

Dentística

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Endodontia

Estomatologia

Implantodontia

Odontologia Legal

Odontogeriatria

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Odontologia do Trabalho

Ortodontia

Ortopedia Funcional dos Maxilares

Patologia Bucal

Periodontia

Prótese Dentária

Prótese Buco – Maxilo – Facial

Radiologia Odontológica e Imaginologia

Saúde Coletiva

Práticas integrativas e complementares à saúde bucal, entre as quais: Acupuntura; Fisioterapia; Terapia Floral; Hipnose; Homeopatia e Laserterapia.

 

  1. FORMATO E GÊNEROS TEXTUAIS

A ROICO é um periódico publicado semestralmente de caráter científico e de ACESSO LIVRE, no formato eletrônico, editado pela Editora CEODO do Centro Universitário Goyazes. Tem como missão difundir o conhecimento científico, da área da Odontologia, produzido por acadêmicos, docentes e pesquisadores de instituições de ensino.

A ROICO segue o princípio da democratização mundial do conhecimento científico, e preza para que o mesmo não fique restrito aos privilégios e/ou predileções do sistema.

A ROICO segue as Normas de Vancouver – e os princípios da ética na publicação contidos no código de conduta do Committeeon Publication Ethics (COPE). A ROICO possui uma Declaração sobre ética na publicação que expressa o compromisso ético da revista – assim como de todas as partes envolvidas na publicação de artigos neste periódico, incluindo autores, revisores externos, editora geral e demais editoras e editores e o Centro Universitário Goyazes – com a adoção de melhores práticas na publicação científica.

A ROICO recebe artigos referentes aos seguintes gêneros textuais:

  • Artigos acadêmicos científicos: produto inédito de pesquisa da área da Odontologia.
  • Relatos de Experiência ou caso: de aulas, projetos de extensão, projetos didáticos, oficinas, minicursos, visitas técnicas, observações de pesquisa, dentre outros.
  • Revisão Sistemática: apresentação de uma síntese de resultados de estudos originais com o objetivo de responder a uma pergunta específica; deve descrever, em detalhes, o processo de busca dos estudos originais e os critérios para sua inclusão na revisão; pode ou não apresentar procedimento de síntese quantitativa dos resultados, no formato de metanálise.
  • Artigo de Revisão Narrativa/Revisão de Literatura/Revisão Integrativa : análise crítica de material publicado, discussão aprofundada sobre tema relevante para a Odontologia ou atualização sobre tema controverso ou emergente; deve ser elaborado por especialista na área em questão, a convite dos editores.
  • Notas de Pesquisa: relatórios parciais e/ou finais de pesquisa.
  • Entrevistas: com expoentes e reconhecidas personalidades, (professores(as), pesquisadores(as), notórios saberes, lideranças sociais, artísticas).
  • Artigo de Opinião: comentário sucinto sobre temas específicos, expressando a opinião qualificada dos autores; deve ser elaborado por especialista na área em questão, a convite dos editores.
  • Debate: artigo teórico elaborado por especialista, a convite dos editores, que receberá críticas/comentários por meio de réplicas assinadas por especialistas, também convidados.
  • Carta: críticas ou comentários breves sobre temas de interesse dos leitores, geralmente vinculados a artigo publicado na última edição da revista.

 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

Editorial: Indexado

Artigo acadêmico / resenha crítica /relato de experiência/ revisão bibliográfica / nota de pesquisa/ entrevista: Submissão – Indexado – Avaliado pelos pares

 

  1. PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os trabalhos recebidos (artigos, resenhas, relatos de experiência, revisões bibliográficas, notas de pesquisas, entrevistas) na primeira etapa passarão por avaliação prévia. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas da ROICO serão devolvidos a seus autores, para as devidas adequações. O sistema de avaliação por pares (peer-review), omite os nomes dos autores e consultores, para avaliação do conteúdo e adequação técnico-científica do manuscrito. No entanto, a decisão final quanto à publicação compete à Equipe Editorial. No caso dos manuscritos aceitos para publicação, os direitos autorais são transferidos para a ROICO.

A segunda etapa consiste no encaminhamento dos trabalhos para avaliação dos pareceristas. Esses poderão exigir modificações e adequações, na estrutura ou no conteúdo dos textos. Esta submissão é avaliada por dois pareceristas. Se não houver divergência de opiniões sobre a publicação o trabalho será enviado para um terceiro parecerista.

A Revista apoia os princípios da Declaração de Helsinque, e exige que os autores dos manuscritos submetidos tenham obtido aprovação ética e seguido as exigências legais para pesquisas envolvendo seres humanos, incluindo o consentimento informado, de acordo com procedimentos de sua instituição e de seu país. Em conformidade com a Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, as pesquisas que envolvem seres humanos devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos.

A Revista apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas. A avaliação dos trabalhos levará em conta vários fatores, tais como: a coesão textual, lógica racional entre os argumentos apresentados, apresentação objetiva da problemática desenvolvida, diálogo com a literatura especializada, e finalmente, adequação do texto ao padrão culto da língua, mas de forma que o conhecimento possa ser socializado, sem prejuízo da qualidade da informação.

Geralmente o tempo padrão para conclusão da avaliação dos trabalhos é de três meses, desde que o trabalho seja “aprovado para publicação” nas duas avaliações. Caso contrário o prazo pode se estender.

Para recrutamento dos avaliadores os princípios fundamentais são: titularidade e a especialização na área/tema. A lista dos pareceristas está na página Conselho Editorial.

O Conselho Editorial (ED) é formada por docentes do Centro Universitário Goyazes, com as funções de Editor Chefe, com o apoio de servidores técnico-administrativos (secretária e TI). Para a avaliação dos manuscritos, a Revista conta com a colaboração de pareceristas de instituições assistenciais, de ensino e de pesquisa nacionais e internacionais.

  1. PERIODICIDADE

A ROICO tem publicação semestral, ou seja, duas publicações anuais.

  1. POLÍTICA DE LIVRE ACESSO

A ROICO oferece livre acesso ao seu conteúdo, disponibilizados na página da Revista. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

  1. QUANTIDADE DE PÁGINAS

Os artigos acadêmicos e relatos de experiência devem ter, no total, incluindo todas as informações, entre 10 e 25 páginas.

Os demais formatos devem ter, no total, incluindo todas as informações, entre 05 e 15 páginas.

  1. ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

  1. DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado conforme descrito no Acesso Livre.

  1. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

  1. CRITÉRIOS ÉTICOS SOBRE PLÁGIO E RETRARAÇÃO

Seguindo o modelo SciELO, utiliza-se para a correção de problemas éticos de artigo científico, por exemplo, o plágio e problemas de autoria ou de não originalidade, a forma da retratação. Deve-se apresentar o texto da retratação pelos responsáveis, com os seus motivos e, em seguida, o texto original completo, mantendo-se a mesma distribuição das páginas e, no sumário, iniciar o título com a expressão “[Artigo Retratado]”. O PDF do artigo deverá ter marcas em segundo plano com a expressão “Artigo retratado”. Esse processo deverá passar pela equipe de editores, a Comissão Editorial e a chancela de pelo menos três membros do Conselho Editorial.