Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Directrices para autores/as

O Núcleo Editorial da revista acolhe manuscritos nas seguintes modalidades:

Artigos Acadêmicos Científicos: limite: 3.000 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências.

Relatos de Experiência ou caso: limite de 2.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências;

Artigo de Revisão Sistemática: limite de 4.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências;

Artigo de Revisão Narrativa: limite de 4.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências;

Nota de Pesquisa: limite de 1.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências;

Artigo de Opinião: limite de 1.500 palavras;

Debate: limite de 3.000 palavras para o artigo, 1.500 palavras para cada réplica ou tréplica, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências;

Carta: limite de 400 palavras.

Anais : mínimo 150 palavras – máximo 300 palavras com subtítulos identificados : objetivo, metodologia, resultado, conclusão e palavras chaves.

Link de artigo diagramado para modelo de formatação:  https://docs.google.com/document/d/1xpriDyvXnl3SFMB65lmF_tv0-YO-pUt_/edit?usp=sharing&ouid=115110952224310695565&rtpof=true&sd=true

CADA MANUSCRITO, OBRIGATORIAMENTE, DEVERÁ CONTER FOLHADE-ROSTO COM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES DESCRITAS:

  1. a) modalidade do manuscrito;
  2. b) título do manuscrito, em português e inglês;
  3. c) título resumido, para referência no cabeçalho das páginas;
  4. d) nome completo dos autores e das instituições a que pertencem, cidade, estado e país;
  5. e) endereço eletrônico de todos os autores (e-mails);
  6. f) endereço completo e endereço eletrônico, números de telefones do autor correspondente;
  7. g) créditos a órgãos financiadores da pesquisa (incluir número de processo), se pertinente

 

FORMATAÇÃO

CADA MANUSCRITO, OBRIGATORIAMENTE, DEVERÁ SER:

  1. a) Redigido no idioma português;
  2. b) Digitado em espaço duplo;
  3. c) Fonte Times New Roman 12;
  4. d) Submeter no formato RTF (RichText Format) ou DOC (Documento do Word);
  5. e) Folha de tamanho A4;
  6. f) Margens de 3cm;
  7. g) Não são aceitas notas de rodapé;
  8. h) O texto deve conter o número de palavras e de referências preconizado para cada seção da Revista
  9. i) O título deve ter, no máximo, 15 palavras e devem ser em caixa-alta e em negrito (ex.: TÍTULO; RESUMO);
  10. j) O resumo deverá ser redigido em parágrafo único, contendo até 150 palavras.
  11. k) O resumo para a modalidade relato de experiência: deverá ser redigido em formato estruturado com as seguintes seções: Objetivo; Métodos; Resultados; e Conclusão
  12. l) Os descritores devem vir com suas equivalências em inglês e ser em caixa-alta e em negrito (ex.: TÍTULO; RESUMO);
  13. m) O abstract, deve ser escrito em caixa-alta, negrito e itálico (ex.: ABSTRACT); Versão fidedigna do Resumo, redigida em inglês, contendo as seguintes seções: Objective; Methods; Results; e Conclusion.
  14. n) A seção primária deve ser escrita em caixa-alta e negrito (ex.: INTRODUÇÃO)
  15. o) A seção secundária deve ser escrita em caixa-baixa e negrito (ex.: Histórico).
  16. p) Palavras-chave: Deverão ser selecionadas três a cinco, impreterivelmente a partir da lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), vocabulário estruturado pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo nome original de Biblioteca Regional de Medicina (BIREME). Os DeCS foram criados para padronizar uma linguagem única de indexação e recuperação de documentos científicos (disponíveis em: http://decs.bvs.br).
  17. q) Key words: Versão em inglês das mesmas palavras-chave selecionadas a partir dos DeCS.
  18. r) Evitar o uso de marcadores ao longo do texto (ex.: -, *, etc.] e alíneas [a), b), c)...).
  19. s) A submissão dos artigos deverá ser feita, exclusivamente, online pelo site:

http://www.fug.edu.br/revistas

 

TEXTO COMPLETO

O texto de manuscritos nas modalidades de artigo original e nota de pesquisa deverão apresentar as seguintes seções, nesta ordem: Introdução; Métodos; Resultados; Discussão; Conclusões ou considerações finais e Referências.

Definições e conteúdos das seções:

Introdução – deverá apresentar o problema gerador da questão de pesquisa, a justificativa e o objetivo do estudo, nesta ordem.

Métodos – deverá conter a descrição do desenho do estudo (delineamento ou tipo de estudo), a descrição da população estudada, dos métodos empregados, incluindo, quando pertinente, o cálculo do tamanho da amostra, a amostragem, os procedimentos de coleta dos dados, as variáveis estudadas com suas respectivas categorias, os procedimentos de processamento e análise dos dados; quando se tratar de estudo envolvendo seres humanos ou animais, devem estar contempladas as considerações éticas pertinentes (ver seção Ética na pesquisa envolvendo seres humanos).

Resultados – síntese dos resultados encontrados, podendo considerar tabelas e figuras, desde que autoexplicativas (ver o item Tabelas e Figuras destas Instruções).

Discussão – comentários sobre os resultados, suas implicações e limitações; confrontação do estudo com outras publicações e literatura científica de relevância para o tema. Esta seção deverá iniciar, preferencialmente, com um parágrafo contendo a síntese dos principais achados do estudo, e finalizar com as conclusões e implicações dos resultados para os serviços ou políticas de saúde.

Conclusões ou Considerações Finais – devem destacar os achados mais importantes na perspectiva dos objetivos do estudo, comentar as limitações e as implicações para novas pesquisas e para o corpo de conhecimento na área de Saúde, considerando o ensino, pesquisa, assistência e gestão.

Agradecimentos – Opcional. Inserido após a discussão; devem limitar-se ao mínimo indispensável.

Referências – Seguir o padrão ABNT, permitindo-se expressões do tipo "Segundo...", "De acordo com...".

As referências devem seguir o formato da NBR 6023 da ABNT e ser atualizadas e preferencialmente de periódicos. Devem ser digitadas em espaço simples e separadas por um espaço simples.

 

Para a citação das referências no texto, deve-se utilizar a citação cronológica das publicações. Ex: (MOURA et al., 2018; SOUZA; MOREIRA, 2020; FERNANDES; OLIVEIRA; MENDES, 2022). 

As referências deverão ser listadas segundo ordem Alfabética. Recomendamos a leitura da NBR 6023 atualizada para a devida formatação das referências.

Acesse o link a seguir para conferir na íntegra a NBR 6023/2018:

https://faculdadeam.edu.br/Content/upload/biblioteca/ABNT-NBR-6023-2018-Referencias-Elabo-20181117182615.pdf

 

No caso de ter sido usado algum software para gerenciamento das referências (por exemplo, Zotero, Endnote, Reference Manager ou outro), as mesmas referências deverão ser convertidas para o texto. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação no texto são de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

Artigos originais e de revisão deverão conter até 5 tabelas e/ou figuras, no total. Para notas de pesquisa e relatos de experiência, o limite é de 3 tabelas e/ou figuras.

 

FIGURAS E TABELAS

As figuras e as tabelas devem ser colocadas ao final do manuscrito, por ordem de citação no texto, sempre em formato editável. Os títulos das tabelas e das figuras devem ser concisos e evitar o uso de abreviaturas ou siglas; estas, quando indispensáveis, deverão ser descritas por extenso em legendas ao pé da própria tabela ou figura. Tabelas, quadros (estes, classificados e intitulados como figuras), organogramas e fluxogramas devem ser apresentados em meio eletrônico, preferencialmente, no formato padrão do Microsoft Word; gráficos, mapas, fotografias e demais imagens devem ser apresentados nos formatos EPS, JPG, BMP ou TIFF, no modo CMYK, em cor preto e branco ou colorido.

Artigos

Política padrão de seção

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.