Soumissions

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Liste de vérification de la soumission

En tant que partie intégrante du processus de soumission, les auteurs doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec tous les éléments suivants, et les soumissions peuvent être retournées aux auteurs qui ne sont pas conformes à ces directives.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Directives aux auteurs

O Núcleo Editorial da revista acolhe manuscritos nas seguintes modalidades:

Artigos Acadêmicos Científicos: limite: 3.000 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências.

Relatos de Experiência ou caso: limite de 2.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências;

Artigo de Revisão Sistemática: limite de 4.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências;

Artigo de Revisão Narrativa: limite de 4.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências;

Nota de Pesquisa: limite de 1.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências;

Artigo de Opinião: limite de 1.500 palavras;

Debate: limite de 3.000 palavras para o artigo, 1.500 palavras para cada réplica ou tréplica, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências;

Carta: limite de 400 palavras.

Anais : mínimo 150 palavras – máximo 300 palavras com subtítulos identificados : objetivo, metodologia, resultado, conclusão e palavras chaves.

Link de artigo diagramado para modelo de formatação:  https://docs.google.com/document/d/1xpriDyvXnl3SFMB65lmF_tv0-YO-pUt_/edit?usp=sharing&ouid=115110952224310695565&rtpof=true&sd=true

CADA MANUSCRITO, OBRIGATORIAMENTE, DEVERÁ CONTER FOLHADE-ROSTO COM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES DESCRITAS:

  1. a) modalidade do manuscrito;
  2. b) título do manuscrito, em português e inglês;
  3. c) título resumido, para referência no cabeçalho das páginas;
  4. d) nome completo dos autores e das instituições a que pertencem, cidade, estado e país;
  5. e) endereço eletrônico de todos os autores (e-mails);
  6. f) endereço completo e endereço eletrônico, números de telefones do autor correspondente;
  7. g) créditos a órgãos financiadores da pesquisa (incluir número de processo), se pertinente

 

FORMATAÇÃO

CADA MANUSCRITO, OBRIGATORIAMENTE, DEVERÁ SER:

  1. a) Redigido no idioma português;
  2. b) Digitado em espaço duplo;
  3. c) Fonte Times New Roman 12;
  4. d) Submeter no formato RTF (RichText Format) ou DOC (Documento do Word);
  5. e) Folha de tamanho A4;
  6. f) Margens de 3cm;
  7. g) Não são aceitas notas de rodapé;
  8. h) O texto deve conter o número de palavras e de referências preconizado para cada seção da Revista
  9. i) O título deve ter, no máximo, 15 palavras e devem ser em caixa-alta e em negrito (ex.: TÍTULO; RESUMO);
  10. j) O resumo deverá ser redigido em parágrafo único, contendo até 150 palavras.
  11. k) O resumo para a modalidade relato de experiência: deverá ser redigido em formato estruturado com as seguintes seções: Objetivo; Métodos; Resultados; e Conclusão
  12. l) Os descritores devem vir com suas equivalências em inglês e ser em caixa-alta e em negrito (ex.: TÍTULO; RESUMO);
  13. m) O abstract, deve ser escrito em caixa-alta, negrito e itálico (ex.: ABSTRACT); Versão fidedigna do Resumo, redigida em inglês, contendo as seguintes seções: Objective; Methods; Results; e Conclusion.
  14. n) A seção primária deve ser escrita em caixa-alta e negrito (ex.: INTRODUÇÃO)
  15. o) A seção secundária deve ser escrita em caixa-baixa e negrito (ex.: Histórico).
  16. p) Palavras-chave: Deverão ser selecionadas três a cinco, impreterivelmente a partir da lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), vocabulário estruturado pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo nome original de Biblioteca Regional de Medicina (BIREME). Os DeCS foram criados para padronizar uma linguagem única de indexação e recuperação de documentos científicos (disponíveis em: http://decs.bvs.br).
  17. q) Key words: Versão em inglês das mesmas palavras-chave selecionadas a partir dos DeCS.
  18. r) Evitar o uso de marcadores ao longo do texto (ex.: -, *, etc.] e alíneas [a), b), c)...).
  19. s) A submissão dos artigos deverá ser feita, exclusivamente, online pelo site:

http://www.fug.edu.br/revistas

 

TEXTO COMPLETO

O texto de manuscritos nas modalidades de artigo original e nota de pesquisa deverão apresentar as seguintes seções, nesta ordem: Introdução; Métodos; Resultados; Discussão; Conclusões ou considerações finais e Referências.

Definições e conteúdos das seções:

Introdução – deverá apresentar o problema gerador da questão de pesquisa, a justificativa e o objetivo do estudo, nesta ordem.

Métodos – deverá conter a descrição do desenho do estudo (delineamento ou tipo de estudo), a descrição da população estudada, dos métodos empregados, incluindo, quando pertinente, o cálculo do tamanho da amostra, a amostragem, os procedimentos de coleta dos dados, as variáveis estudadas com suas respectivas categorias, os procedimentos de processamento e análise dos dados; quando se tratar de estudo envolvendo seres humanos ou animais, devem estar contempladas as considerações éticas pertinentes (ver seção Ética na pesquisa envolvendo seres humanos).

Resultados – síntese dos resultados encontrados, podendo considerar tabelas e figuras, desde que autoexplicativas (ver o item Tabelas e Figuras destas Instruções).

Discussão – comentários sobre os resultados, suas implicações e limitações; confrontação do estudo com outras publicações e literatura científica de relevância para o tema. Esta seção deverá iniciar, preferencialmente, com um parágrafo contendo a síntese dos principais achados do estudo, e finalizar com as conclusões e implicações dos resultados para os serviços ou políticas de saúde.

Conclusões ou Considerações Finais – devem destacar os achados mais importantes na perspectiva dos objetivos do estudo, comentar as limitações e as implicações para novas pesquisas e para o corpo de conhecimento na área de Saúde, considerando o ensino, pesquisa, assistência e gestão.

Agradecimentos – Opcional. Inserido após a discussão; devem limitar-se ao mínimo indispensável.

Referências – Seguir o padrão ABNT, permitindo-se expressões do tipo "Segundo...", "De acordo com...".

As referências devem seguir o formato da NBR 6023 da ABNT e ser atualizadas e preferencialmente de periódicos. Devem ser digitadas em espaço simples e separadas por um espaço simples.

 

Para a citação das referências no texto, deve-se utilizar a citação cronológica das publicações. Ex: (MOURA et al., 2018; SOUZA; MOREIRA, 2020; FERNANDES; OLIVEIRA; MENDES, 2022). 

As referências deverão ser listadas segundo ordem Alfabética. Recomendamos a leitura da NBR 6023 atualizada para a devida formatação das referências.

Acesse o link a seguir para conferir na íntegra a NBR 6023/2018:

https://faculdadeam.edu.br/Content/upload/biblioteca/ABNT-NBR-6023-2018-Referencias-Elabo-20181117182615.pdf

 

No caso de ter sido usado algum software para gerenciamento das referências (por exemplo, Zotero, Endnote, Reference Manager ou outro), as mesmas referências deverão ser convertidas para o texto. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação no texto são de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

Artigos originais e de revisão deverão conter até 5 tabelas e/ou figuras, no total. Para notas de pesquisa e relatos de experiência, o limite é de 3 tabelas e/ou figuras.

 

FIGURAS E TABELAS

As figuras e as tabelas devem ser colocadas ao final do manuscrito, por ordem de citação no texto, sempre em formato editável. Os títulos das tabelas e das figuras devem ser concisos e evitar o uso de abreviaturas ou siglas; estas, quando indispensáveis, deverão ser descritas por extenso em legendas ao pé da própria tabela ou figura. Tabelas, quadros (estes, classificados e intitulados como figuras), organogramas e fluxogramas devem ser apresentados em meio eletrônico, preferencialmente, no formato padrão do Microsoft Word; gráficos, mapas, fotografias e demais imagens devem ser apresentados nos formatos EPS, JPG, BMP ou TIFF, no modo CMYK, em cor preto e branco ou colorido.

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