Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Vita et Sanitas é um periódico publicado semestralmente de caráter científico e de ACESSO LIVRE, no formatos eletrônico, editado pelo Centro Universitário Goyazes (UniGoyazes). Tem como missão difundir o conhecimento científico, da área de saúde, produzido por acadêmicos, docentes e pesquisadores de instituições de ensino.
A Vita et Sanitas possui uma Declaração sobre Ética na publicação que expressa o compromisso ético da revista - assim como de todas as partes envolvidas na publicação de artigos na, neste periódico, incluindo autores, revisores externos, editora geral e demais editoras e editores e o Centro Universitário Goyazes - com a adoção de melhores práticas na publicação científica.
Processo de Avaliação pelos Pares
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista Vita et Sanitas adota o sistema de avaliação por pares (peer-review), omitindo-se os nomes dos autores e consultores, para avaliação do conteúdo e adequação técnico-científica do manuscrito. No entanto, a decisão final quanto à publicação compete à Equipe Editorial. No caso dos manuscritos aceitos para publicação, os direitos autorais são transferidos para a Vita et Sanitas.
A Equipe Editorial (ED) é formada por docentes da UniGoyazes, com as funções de Editor-Chefe, com o apoio de servidores técnico-administrativos (secretária e TI). Para a avaliação dos manuscritos, a Revista conta com a colaboração de pareceristas de instituições assistenciais, de ensino e de pesquisa nacionais e internacionais.
A Revista apóia os princípios da Declaração de Helsinque, e exige que os autores dos manuscritos submetidos tenham obtido aprovação ética e seguido as exigências legais para pesquisas envolvendo seres humanos, incluindo o consentimento informado, de acordo com procedimentos de sua instituição e de seu país. Em conformidade com a Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, as pesquisas que envolvem seres humanos devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos.
A Revista apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas.
A Revista recomenda enfaticamente a não fragmentação de relatórios de uma mesma pesquisa em múltiplos manuscritos.
Os artigos que apresentarem semelhanças com outros já publicados não serão aceitos para publicação.
O processo de avaliação de um artigo na Vita et Sanitas compreende as etapas de pré-avaliação, encaminhamento e monitoramento da avaliação, avaliação pelos pareceristas, reformulações do manuscrito pelos autores, avaliação da Equipe Editorial e comunicação da decisão aos autores, editoração do artigo, definição da publicação e publicação online.
Periodicidade
Semestral
Qualis
B2
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Contato
revista@unigoyazes.edu.br