Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor".
  • A Folha de Rosto foi elaborada e será encaminhada com documento suplementar à Revista conforme instruções contidas nas Diretrizes para Autores.
  • O texto segue rigorosamente os requisitos de formatação da Revista segundo as Diretrizes para Autores, encontradas no menu "Sobre">"Submissões">"Diretrizes para autores".
  • O texto está em espaço 1.5; usa fonte de 12 pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Contém título, resumo e palavras-chave nos respectivos idiomas: Português, e Inglês.
  • O autor possui propriedade intelectual das imagens, que estão em boa qualidade (no mínimo 300 dpi).
  • Foi informado o ORCID (https://orcid.org/register) de todos os autores, no momento da submissão do artigo.

Diretrizes para Autores

Forma e preparação do manuscrito

O Núcleo Editorial da revista acolhe manuscritos nas seguintes modalidades:

a) Artigo original - produto inédito de pesquisa da área da saúde (limite: 3.000 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

b) Artigo de revisão

b.1) Artigo de revisão sistemática - apresentação de uma sí­ntese de resultados de estudos originais com o objetivo de responder a uma pergunta especí­fica; deve descrever, em detalhes, o processo de busca dos estudos originais e os critérios para sua inclusão na revisão; pode ou não apresentar procedimento de síntese quantitativa dos resultados, no formato de metanálise (limite: 4.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências); e

b.2) Artigo de revisão narrativa - análise crí­tica de material publicado, discussão aprofundada sobre tema relevante para a Saúde Pública ou atualização sobre tema controverso ou emergente; deve ser elaborado por especialista na área em questão, a convite dos editores (limite: 4.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências);

c) Nota de pesquisa - relato conciso de resultados finais ou parciais (notas prévias) de pesquisa original, pertinente ao escopo da revista (limite: 1.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências);

d) Relato de experiência ou caso - descrição de experiência em saúde, a convite dos editores (limite: 2.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências); e

e) Artigo de opinião - comentário sucinto sobre temas especí­ficos, expressando a opinião qualificada dos autores; deve ser elaborado por especialista na área em questão, a convite dos editores (limite: 1.500 palavras);

f) Debate - artigo teórico elaborado por especialista, a convite dos editores, que receberá crí­ticas/comentários por meio de réplicas assinadas por especialistas, também convidados. (limite: 3.000 palavras para o artigo, 1.500 palavras para cada réplica ou tréplica, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências);

g) Carta - crí­ticas ou comentários breves sobre temas de interesse dos leitores, geralmente vinculados a artigo publicado na última edição da revista (limite: 400 palavras; sempre que possí­vel, uma resposta dos autores do artigo comentado será publicada junto com a carta (limite: 400 palavras).

Orientações gerais

Serão acolhidos manuscritos redigidos no idioma português. O trabalho deverá ser digitado em espaço 1,5 entrelinhas, utilizando fonte Times New Roman 12, no formato DOC (Documento do Word), em folha de tamanho A4, com margens de 3cm (superior esquerda) e 2cm (inferior direita). Não são aceitas notas de rodapé.

A submissão dos artigos deverá ser feita, exclusivamente online pelo site:

http://fug.edu.br/revistas/index.php/VitaetSanitas/about/submissions

Cada manuscrito, obrigatoriamente, deverá conter:

Folha-de-rosto

a) modalidade do manuscrito;

b) título do manuscrito, em português e inglês;

c) tí­tulo resumido, para referência no cabeçalho das páginas;

d) nome completo dos autores e das instituições a que pertencem, cidade, estado e paí­s;

e) endereço eletrônico de todos os autores (e-mails);

f) endereço completo e endereço eletrônico, números de telefones do autor correspondente;

g) créditos a órgãos financiadores da pesquisa (incluir número de processo), se pertinente.

Nos manuscritos resultantes de estudos que envolvem seres humanos, os autores deverão indicar os procedimentos adotados para atender o que determina a Resolução Nº466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (ou a Resolução 196/96 para estudos anteriores a junho de 2013), bem como o número e data do protocolo de aprovação do projeto de pesquisa no corpo do texto. Uma cópia do protocolo deverá ser encaminhada à Vita et Sanitas com documento suplementar.

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores tenham interesses que, mesmo não sendo completamente aparentes, possam influenciar seus julgamentos sobre o que é publicado. O conflito de interesses pode ser de ordem pessoal, comercial, polí­tica, acadêmica ou financeira. Quando os autores submetem um manuscrito, são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos de interesse que possam influenciar ou ter influenciado o conteúdo do trabalho submetido à Vita et Sanitas.

Apresentações dos originais

A redação deve ser clara e concisa, com a exposição precisa dos objetivos. A argumentação deve estar fundamentada em evidências bem justificadas.

Para o preparo do manuscrito, recomenda-se a busca e citação de artigos pertinentes ao tema, previamente publicados na literatura cientí­fica nacional e internacional, facilitando a contextualização, coerência e continuidade para os leitores.

A Revista não assume a responsabilidade por equí­vocos gramaticais, e se dá, portanto, o direito de decidir quanto a alterações e correções.

Os tí­tulos das seções textuais devem ser destacados gradativamente, sem numeração. O tí­tulo do artigo e o resumo devem ser em caixa-alta e em negrito (ex.: TÍTULO; RESUMO); abstract, em caixa-alta, negrito e itálico (ex.: ABSTRACT); seção primária, em caixa-alta e negrito (ex.: INTRODUÇÃO); e seção secundária, em caixa-baixa e negrito (ex.: Histórico). Evitar o uso de marcadores ao longo do texto (ex.: -, *, etc.] e alí­neas [a), b), c)...).

Resumo

Para as modalidades artigo original, revisão da literatura e nota de pesquisa, deverá ser redigido em parágrafo único, contendo até 150 palavras, estruturado com as seguintes seções: Objetivo; Material e Métodos; Resultados; e Conclusão. Para a modalidade relato de experiência, o resumo deverá ser redigido em parágrafo único, contendo até 150 palavras, em formato estruturado.

Palavras-chave

Deverão ser selecionadas três a cinco, impreterivelmente a partir da lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), vocabulário estruturado pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo nome original de Biblioteca Regional de Medicina (BIREME). Os DeCS foram criados para padronizar uma linguagem única de indexação e recuperação de documentos cientí­ficos (disponíveis em: http://decs.bvs.br).

Abstract

Versão fidedigna do Resumo, redigida em inglês, contendo as seguintes seções: Objective; Material and Methods; Results; e Conclusion.

Keywords

Versão em inglês das mesmas palavras-chave selecionadas a partir dos DeCS.

Texto completo

O texto de manuscritos nas modalidades de artigo original e nota de pesquisa deverão apresentar as seguintes seções, nesta ordem: Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão/ ou Discussão em seção separada; Conclusão / Considerações finais e Referências.

Definições e conteúdos das seções:

Introdução - deverá apresentar o problema gerador da questão de pesquisa, a justificativa e o objetivo do estudo, nesta ordem.

Material e Métodos - deverá conter a descrição do desenho do estudo (delineamento ou tipo de estudo), a descrição da população estudada, dos métodos empregados, incluindo, quando pertinente, o cálculo do tamanho da amostra, a amostragem, os procedimentos de coleta dos dados, as variáveis estudadas com suas respectivas categorias, os procedimentos de processamento e análise dos dados; quando se tratar de estudo envolvendo seres humanos ou animais, devem estar contempladas as considerações éticas pertinentes (ver seção ética na pesquisa envolvendo seres humanos).

Resultados - sí­ntese dos resultados encontrados, podendo considerar tabelas e figuras, desde que autoexplicativas (ver o item Tabelas e Figuras destas Instruções).

Figuras e Tabelas

Artigos originais e de revisão deverão conter até 5 tabelas e/ou figuras, no total. Para notas de pesquisa e relatos de experiência, o limite é de 3 tabelas e/ou figuras. 

As figuras e as tabelas podem ser inseridas no texto, sempre em formato editável. Os tí­tulos das tabelas e das figuras devem ser concisos e evitar o uso de abreviaturas ou siglas; estas, quando indispensáveis, deverão ser descritas por extenso em legendas ao pé da própria tabela ou figura. Tabelas, quadros (estes, classificados e intitulados como figuras), organogramas e fluxogramas devem ser apresentados em meio eletrônico, preferencialmente, no formato padrão do Microsoft Word; gráficos, mapas, fotografias e demais imagens devem ser apresentados nos formatos EPS, JPG, BMP ou TIFF, no modo CMYK.

Discussão - comentários sobre os resultados, suas implicações e limitações; confrontação do estudo com outras publicações e literatura cientí­fica de relevância para o tema. Esta seção deverá iniciar, preferencialmente, com um parágrafo contendo a sí­ntese dos principais achados do estudo, e finalizar com as conclusões e implicações dos resultados para os serviços ou polí­ticas de saúde.

Conclusões ou Considerações Finais: devem destacar os achados mais importantes na perspectiva dos objetivos do estudo, comentar as limitações e as implicações para novas pesquisas e para o corpo de conhecimento na área de Saúde, considerando o ensino, pesquisa, assistência e gestão.

Agradecimentos (opcional) - após a conclusão; devem limitar-se ao mí­nimo indispensável.

Referências - Seguir a norma da ABNT NBR 6023/2018. Títulos das obras devem aparecer em itálico (e nunca em negrito). Organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome de entrada do autor. Exemplo: FREITAG, Bárbara. O Indivíduo em Formação. 3. São Paulo: Cortez, 2001.

  • Formatação do título (REFERÊNCIAS): times new roman, tamanho 12, alinhado á esquerda, todas as palavras em maiúsculas (CAIXA ALTA), negrito, “espaçamento antes” de 0 pt, para a primeira linha, e “espaçamento depois” de 0 pt.
  • Formatação da lista de referências: times new roman, tamanho 12, alinhado á esquerda, em espaço simples (1,0), todavia separadas entre si por “espaçamento antes” de 0 pt, para a primeira linha, e “espaçamento depois” de 0 pt.
  • Textos citados da internet: deve colocar sua URL, incluídos no texto. Exemplo: http://www.ibict.br estando ativos e prontos para clicar.

Política de Privacidade

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