DESCENTRALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE PESQUISA CLÍNICA EVANDRO CHAGAS – IPEC/FIOCRUZ
Resumo
O artigo relata estudo dos mecanismos de descentralização do planejamento estratégico no IPEC. Recorreu-se à Nova Economia da Ciência, com vistas a identificar as conseqüências de fatores externos sobre o modelo de gestão da FIOCRUZ: a reforma do Estado; as novas políticas de C&T e Inovação; a mudança da organização da pesquisa; e a regulação por avaliação de desempenho. A seguir utilizou-se a Teoria das Organizações para caracterizar as conseqüências da pesquisa estratégica, da gestão segundo resultados e do planejamento sobre a reestruturação do IPEC. Como resultado, foram submetidas aos gerentes, através de entrevista em profundidade, a hipótese de descentralização vertical seletiva do planejamento do IPEC, além de prescrições para a operacionalização deste modelo. As evidências apontam receptividade dos gerentes à doutrina, ao método e à descentralização do planejamento estratégico como princípio, assim como confiança e cautela quanto ao mecanismo de descentralização proposto.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).