APLICAÇÃO DE MÉTODOS GEOESTATÍSTICOS PARA MAPEAMENTO DE ÁREA DE RISCO EM SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
Resumo
O estudo avaliou a qualidade das águas subterrâneas potencialmente impactadas por nitrato (NO3 - ), através de análise geoestatística, na Zona 3 da cidade de Porto Velho-RO. Cadastrou-se noventa poços rasos, utilizados para abastecimento da população, que determinou o teor de nitrato no aqüífero livre. A Zona 3 é constituída por treze bairros, destes apenas três possuem parcialmente rede de água tratada. 100% da Zona não dispõem de rede coletora de esgotos. Constatou-se o comprometimento da potabilidade em 33% dos poços analisados, foram detectados teores de nitrato acima ou muito próximo de 10 mg/L, limite máximo permitido no Brasil, de acordo com a Portaria nº. 518/2004/MS, em águas para o consumo humano. Enquanto que, em 66% das amostras foram identificados teores maiores que 3 mg/L, o qual indica alteração química da qualidade água por atividades antropogênicas. O nitrato, além de causar doenças pela presença de agentes patogênicos é potencialmente cancerígeno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).