O ENFERMEIRO FRENTE AO PACIENTE FORA DE POSSIBILIDADES TERAPÊUTICANCOLÓGICAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
Introdução. O câncer é uma desordem celular e um grave problema de saúde publica no Brasil. Objetivo. Analisar artigos científicos publicados de 2003 a 2007, na temática enfermeiro frente ao paciente fora de possibilidades terapêuticas oncológicas. Métodos. Pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa exploratória. Selecionamos 23 artigos dentro dos critérios de inclusão: artigos publicados entre 2003 a 2007, dentro da temática: terapia oncológica, o papel do enfermeiro e a relação do enfermeiro, paciente e familiar. Resultados e discussões. Encontramos dezenove artigos na abordagem qualitativa (87%), um no estudo quantitativo (4,3%) e dois no quantiqualitativo (8,7%). Um toque ou gesto de carinho são pequenas ações que ajudam o paciente no seu final de vida. A função do enfermeiro perante o paciente é de cuidado e atenção buscando manter um ambiente tranqüilo. Considerações finais. O enfermeiro não está preparado para lidar com o paciente fora de possibilidade terapêutica com câncer ficando evidentes muitas dificuldades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).