PLANEJAMENTO EM ORGANIZAÇÃO DE TIPO FORMA DIVISIONALIZADA: A EXPERIÊNCIA DA FIOCRUZ ATÉ 2003
Resumo
Este artigo relata um estudo de caso sobre a atividade de planejamento na Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ no período 1996-2003. Usando a teoria de Henry Mintzberg sobre a configuração e o planejamento das organizações, o objetivo é avaliar a trajetória do planejamento da FIOCRUZ naqueles anos, sob o critério do desempenho observado nas suas funções. O cenário de atuação da FIOCRUZ e as tensões que influenciaram a sua organização são analisados para identificar os fatores de mudança e as funções do planejamento. É proposto um elenco de ações observáveis representativas dessas funções, que serve para identificar as funções declaradas do planejamento da FIOCRUZ até 2003. A seguir é avaliada a expectativa dos gerentes – funções pretendidas, através de evidências recolhidas no debate interno de arranjos e incentivos para o aperfeiçoamento da tomada de decisão na Administração Central e a promoção da missão institucional. Por fim, comparam-se funções de planejamento declaradas e pretendidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).