A ADOLESCÊNCIA E O CORPO: UM ESTUDO PSICANALÍTICO SOBRE MARCAS CORPORAIS
Resumo
A adolescência é uma fase cheia de desdobramentos e uma das mudanças mais significativas é a transformação do corpo. O objetivo é compreender os fatores psíquicos que levam o sujeito a praticar o ato violento com o próprio corpo, bem como investigar o que essas marcas representam para o adolescente. Também foi questionado até que ponto o ato de marcar o corpo deixa de ser normal e passa a ser patológico. A metodologia utilizada foi concebida como uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica fundamentada na abordagem psicanalítica. Foi possível verificar que o ato de marcar o corpo está estritamente ligado à formação da subjetividade do sujeito. Já os cortes na pele, estão relacionados aos conflitos psíquicos não representados a nível inconsciente, pois, são realizados na tentativa de elaborar o que foi recalcado.
Referências
ASSOUN, P-L. (1995). Metapsicologia freudiana. Uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Editores.
COSTA, A. (2003). Tatuagens e marcas corporais. São Paulo: Casa do Psicólogo.
BAUMAN, Zygmunt. Amor lÃquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
OUTEIRAL, J. O. (2003) Adolescer - Estudos Revisados Sobre Adolescência - 3ª Ed. - Editora: Revinter.
OLIVEIRA, I. M. A. (2004). As inscrições de um corpo: considerações sobre uma oficina de escrita com toxicômanos num centro de recuperação. Rev. Latinoam. Psicopat. Fundamental, 6 (2), 114-125.
JATOBA, M. M. V. (2010) O ato de escarificar o corpo na adolescência: uma abordagem psicanalÃtica.
FREUD, S. [1920/1919]. (1996) Além do PrincÃpio de Prazer. In: Coleção das obras psicológicas completas de Sigmund Freud da ed. standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago. v.18.
FREUD, S. [1923]. (1996) O ego e o id. In: Coleção das obras psicológicas completas de Sigmund Freud da ed. standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago. V. 29.
FREUD, Sigmund. (1924). O problema econômico do masoquismo. Vol. 19, ESB. Standard Edition Brasileira, Rio de Janeiro: Imago.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).