A ADOLESCÊNCIA E O CORPO: UM ESTUDO PSICANAL͍TICO SOBRE MARCAS CORPORAIS

Autores

  • Guilherme Barbosa de Souza Faculdade União de Goyazes
  • Sindy Ohany Barbosa Silva UFG
  • Clarice Carvalho dos Santos Faculdade União de Goyazes (FUG)
  • Letícia Xavier Faria Faculdade União de Goyazes (FUG)
  • Osmar Pereira dos Santos Faculdade União de Goyazes (FUG)
  • Emilse Terezinha Naves UFG

Resumo

A adolescência é uma fase cheia de desdobramentos e uma das mudanças mais significativas é a transformação do corpo. O objetivo é compreender os fatores psí­quicos que levam o sujeito a praticar o ato violento com o próprio corpo, bem como investigar o que essas marcas representam para o adolescente. Também foi questionado até que ponto o ato de marcar o corpo deixa de ser normal e passa a ser patológico. A metodologia utilizada foi concebida como uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica fundamentada na abordagem psicanalí­tica. Foi possí­vel verificar que o ato de marcar o corpo está estritamente ligado à formação da subjetividade do sujeito. Já os cortes na pele, estão relacionados aos conflitos psíquicos não representados a ní­vel inconsciente, pois, são realizados na tentativa de elaborar o que foi recalcado.

Biografia do Autor

Guilherme Barbosa de Souza, Faculdade União de Goyazes

Discente de Enfermagem na Faculdade União de Goyazes (FUG), Trindade - Go. E-mail: guilherme-b2@hotmail.com

Estagiário no Hospital Municipal de Anicuns.

Sindy Ohany Barbosa Silva, UFG

Psicóloga especialista em psicologia do transito. Psicóloga Clí­nica no Centro de Referência de Assistência Social em Anicuns- Go.

Clarice Carvalho dos Santos, Faculdade União de Goyazes (FUG)

Enfermeira Intensivista, Ms. em Atenção à Saúde pela Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia - Go, Docente na FUG, Trindade - Go.

Letícia Xavier Faria, Faculdade União de Goyazes (FUG)

Enfermeira Especialista em Auditoria em Sistemas de Saúde pela Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia- Go e Docente na FUG, Trindade- Go.

Osmar Pereira dos Santos, Faculdade União de Goyazes (FUG)

Enfermeiro Intensivista, Me. em Ciências Ambientais e Saúde e Coordenador Pedagógico do curso de Enfermagem da FUG, Trindade - Go.

Emilse Terezinha Naves, UFG

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clí­nica e Cultura pela Universidade de Brasí­lia (UNB), Distrito Federal - DF e Docente na Universidade Federal de Goiás (UFG), Catalão - Go.

Referências

ASSOUN, P-L. (1995). Metapsicologia freudiana. Uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Editores.

COSTA, A. (2003). Tatuagens e marcas corporais. São Paulo: Casa do Psicólogo.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

OUTEIRAL, J. O. (2003) Adolescer - Estudos Revisados Sobre Adolescência - 3ª Ed. - Editora: Revinter.

OLIVEIRA, I. M. A. (2004). As inscrições de um corpo: considerações sobre uma oficina de escrita com toxicômanos num centro de recuperação. Rev. Latinoam. Psicopat. Fundamental, 6 (2), 114-125.

JATOBA, M. M. V. (2010) O ato de escarificar o corpo na adolescência: uma abordagem psicanalítica.

FREUD, S. [1920/1919]. (1996) Além do Princípio de Prazer. In: Coleção das obras psicológicas completas de Sigmund Freud da ed. standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago. v.18.

FREUD, S. [1923]. (1996) O ego e o id. In: Coleção das obras psicológicas completas de Sigmund Freud da ed. standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago. V. 29.

FREUD, Sigmund. (1924). O problema econômico do masoquismo. Vol. 19, ESB. Standard Edition Brasileira, Rio de Janeiro: Imago.

Downloads

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

Artigo original