A S͍NDROME DE BURNOUT: A CAUSA DE DOENÇAS EM EDUCADORES E A SUA RELAÇÃO COM ESTRESSE

Autores

  • Daiane Franciele de Jesus Siliá Faculdade União de Goyazes
  • Naiane Almeida Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil
  • Cláudia Araújo Sgamati Faculdade União de Goyazes

Resumo

O objetivo do presente estudo é abordar a sí­ndrome de burnout (SB) em educadores de diferentes lugares. A SB é um acontecimento psicossocial que leva ao estresse crônico, seus primeiros estudos surgiram na década de 1970, e foi a partir de 1974 que o psiquiatra Freudenberger apresentou a sí­ndrome como clí­nica, tornando-se importante para as pesquisas cientí­ficas. Burnout foi conceituada como a exaustão do profissional no serviço. A SB se desenvolve aos poucos apresentando sinais de dimensões: exaustão emocional, despersonalização e falta de realização no serviço, levando o educador muitas vezes a abandonar sua carreira devido aos altos ní­veis de estresse em sala de aula, desenvolvendo-se diversas patologias. Torna-se necessário abordar o tema para que se possa ter um conhecimento mais amplo da sí­ndrome objetivando um resultado mais preciso de promoção à saúde do educador.

Biografia do Autor

Daiane Franciele de Jesus Siliá, Faculdade União de Goyazes

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Naiane Almeida, Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Cláudia Araújo Sgamati, Faculdade União de Goyazes

Bióloga especialista em Educação Ambiental. Professora do curso de Biologia da Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

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Publicado

2019-07-22

Edição

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Artigo original