A SÍNDROME DE BURNOUT: A CAUSA DE DOENÇAS EM EDUCADORES E A SUA RELAÇÃO COM ESTRESSE
Resumo
O objetivo do presente estudo é abordar a síndrome de burnout (SB) em educadores de diferentes lugares. A SB é um acontecimento psicossocial que leva ao estresse crônico, seus primeiros estudos surgiram na década de 1970, e foi a partir de 1974 que o psiquiatra Freudenberger apresentou a síndrome como clínica, tornando-se importante para as pesquisas científicas. Burnout foi conceituada como a exaustão do profissional no serviço. A SB se desenvolve aos poucos apresentando sinais de dimensões: exaustão emocional, despersonalização e falta de realização no serviço, levando o educador muitas vezes a abandonar sua carreira devido aos altos níveis de estresse em sala de aula, desenvolvendo-se diversas patologias. Torna-se necessário abordar o tema para que se possa ter um conhecimento mais amplo da síndrome objetivando um resultado mais preciso de promoção à saúde do educador.
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