Influência que levam os pais colocarem seus filhos a praticarem o futebol no centro esportivo Wilson Goiano do município de Trindade, GO

Autores

  • Lorhana Nunes Santos Faculdade União de Goyazes
  • Saulo Khalil Farias Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil
  • Welson Mello Oliveira Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil
  • Hederson Pinheiro Andrade Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Resumo

O futebol é, em quase todos os países e no Brasil, principalmente, o mais interessante e agradável assunto que um adolescente, um jovem, um adulto, ou alguém da terceira idade pode dispor. Outro aspecto que merece destaque é a influência dos pais como parte fundamental no desenvolvimento desses expoentes. Especificamente no futebol, vários autores enfatizam a importância da relação pais-atletas no sucesso da carreira esportiva. Nesse sentido, este trabalho busca investigar os motivos que levam os pais colocarem seus filhos a praticarem o futebol em um centro esportivo do município de Trindade - GO. A realização do estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa observacional descritiva, com aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado a 50 pais com filhos entre 4 a 7 anos de idade devidamente matriculados no centro esportivo. Pode-se concluir que o real fator que motivou os pais a colocarem seus filhos a praticar o futebol é a melhoria da saúde e pela socialização de seus filhos com outras crianças. Fatores que ficam evidenciados pela prática do futebol.

Biografia do Autor

Lorhana Nunes Santos, Faculdade União de Goyazes

Bacharel em Educação Física pela da Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Saulo Khalil Farias, Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Bacharel em Educação Fí­sica pela da Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Welson Mello Oliveira, Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Bacharel em Educação Fí­sica pela da Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Hederson Pinheiro Andrade, Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Especialista em Docência Universitária. Professor do curso de Educação Fí­sica da Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil 

Referências

Brunoro JC, Afif A. Futebol 100% profissional. São Paulo, Ed. Gente; 1997.

Valentin RB, Coelho M. Sobre as escolinhas de futebol: processo civilizador e práticas pedagógicas. Motriz, Rio Claro. 2005;11(3):186-97.

Korsakas P. O Esporte Infantil: As possibilidades de uma Prática Educativa. In DE ROSE JR, D. Esporte e Atividade Física na Infância e na Adolescência: Uma abordagem Multidisciplinar. Porto Algre: Artmed Editora. 2002:39-49.

Mutti D. Futsal: da iniciação ao alto nível. 2ª ed. São Paulo: Phorte; 2003.

Machado AA, Miotto AM, Presoto D, Santos RVT. O momento esportivo e uma forte influencia externa: a torcida. In : BURITI, M. A. (Org.). Psicologia do Esporte – Coleção Psicotemas. Campinas: Editora Alínea; 1997.

Barros AJS, Lehfeld NAS. Fundamentos de Metodologia Científica. 3.ed. São Paulo: Prenticeâ€Hall; 2007.

Harris PL. Criança e emoção: o desenvolvimento da compreensão psicológica. São Paulo: Martins Fontes; 1996.

Tani G, Texeira LR, Ferraz OL. Competição no esporte e educação física escolar. In: CONCEIÇÃO, J. A. N. Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo: Sarvier; 1994.

Gil G. “O drama do ‘Futebol-Arte’...â€.Op.cit., p.100.

Ferreira HB. Iniciação esportiva. São Paulo: Sprint; 2001.

Helal R, Soares AJ, Lovisolo H. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad; 2001.

Fechio JJ, Castro NM, Cichowicz FDA, Alves H. Estresse infantil e a especialização esportiva precoce. Revista Psicologia e Saúde; 2011;3(1):60-7.

Martins RM. Porque no Brasil a modalidade esportiva do bodyboarding não evolui. Aracaju: Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA; 2008.

Nieman DC. Exercício e Saúde. São Paulo: Manole; 1999.

Marques JAA, Kuroda SJ. Iniciação esportiva: um instrumento para a socialização e formação de crianças e jovens. In: K. Rubio (Org.) Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo;2000:125-37.

Boer A. A importância do Esporte Escolar na Socialização de Crianças do 3º ano ao 6º ano do Ensino Fundamental na Cidade de Bagé: Processo de Mudança de Atitude [trabalho de conclusão de curso]. Distrito Federal: Universidade de Brasília (DF); 2010.

Gallahue Dl, Ozmun JC. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Editora; 2003.

Contreras OR, La Torre E, Velázquez R. Iniciacióndeportiva. Madrid, Espanha: Ed. Síntesis; 2001.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Artigo original