Índice de lesões no Jiu-Jitsu nas academias de Trindade e Inhumas

Autores

  • David Danilo Martins Faculdade União de Goyazes
  • Gabriela Lacerda Silva Martins Faculdade União de Goyazes
  • Vinicius Ramos Rezende Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Resumo

O jiu-jítsu se originou nas montanhas da Índia e somente no início do século XX, o Jiu-Jitsu Japonês chegou a América do Sul e passou a ser praticado pela família Grace dando origem ao Jiu-Jitsu Brasileiro. O presente estudo tem como objetivo principal verificar quais as lesões mais frequentes no Jiu-Jitsu na cidade de Trindade e Inhumas, foi aplicado um questionário em 41 indivíduos do sexo masculino e feminino entre 18 anos e 50 anos. Diante dos dados analisados, os resultados foram que os seguimentos anatômicos mais lesionados foram os dedos, decorrente de duas técnicas aplicadas pelo oponente “100 kilos” e “passagem de guarda” e que essas lesões ocorrem principalmente nos treinos.

Biografia do Autor

David Danilo Martins, Faculdade União de Goyazes

Bacharel em Educação Fí­sica pela Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Gabriela Lacerda Silva Martins, Faculdade União de Goyazes

Bacharel em Educação Fí­sica pela Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Vinicius Ramos Rezende, Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Especialista em Educação Fí­sica Escolar. Professor do curso de Educação Fí­sica da Faculdade União de Goyazes, Trindade - GO, Brasil

Referências

Soto T. Gracie Jiu-Jitsu. 1. ed. Editora Saraiva, 2010.

Vecchio FB, Bianchi S. Análise morfo-funcional de praticantes de brazilian jiu-jitsu e estudo da temporalidade e da quantificação das ações motoras na modalidade. Espirito santo Pinhal. 2007.

Rodrigues NS, Rodrigues NCS. A Ocorrência de Lesões na Prática de Jiu-Jitsu em Academias de Floriano-PI. Faculdade de Ensino Superior de Floriano, PI, Brasil.2013.

Walker B. Lesões no Esporte Uma abordagem anatômica. São Paulo Manole, 2011.

Carpeggiani JC. Lesões no Jiu-Jitsu: estudo em 78 atletas. (Medicina) p38. Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina. 2004.

Faim FT, Silva LR, Souza JMC. Frequência de Lesões no Jiu Jtsu. (Fisiologia do exercício). Universidade de Santo Amaro. 2009.

Silva JE, Voltolini JC, Mine CEC. Fatores associados as lesões de atletas do Brazilian Jiu-Jitsu no Vale do Paraíba Paulista. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício 2016;10(60):497-503.

Oliveira E, Oliveira R. Prevalência e Incidência de Lesões em Atletas Participantes do campeonato open de Jiu-Jitsu da cidade de Catalão – go realizado em agosto de 2010 13pg. Catalão Centro de Ensino Superior de Catalão, 2010.

Souza EJ. Lesões mais Frequentes no Jiu-Jitsu com o Treinamento de Alto Rendimento 203pg. Trindade Faculdade União de Goyazes, 2014.

IBJJF, Graduation System, 2015. Disponivel < http://ibjjf.com/info/graduation-system/ > Acesso em 22 abr. 2018.

Garcia JC. As lesões do lutador, 2004. Disponivel < http://www.fpjj.com.br/info/lesoes.htm>. Acesso em 22 abr. 2018.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-31

Edição

Seção

Artigo original