PREVALÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DE MEDICINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
A Síndrome de Burnout (SB) pode ser definida como uma síndrome de exaustão emocional, de despersonalização e de redução de realização pessoal, sendo causada pelo prolongamento de situações de elevada exigência emocional no local de trabalho e que podem ocorrer nos profissionais da área dos serviços humanos. Entretanto, tem-se falado também de SB em estudantes de medicina, sendo que o estresse, a ansiedade e a depressão alguns dos problemas mentais mais comuns nesta classe e que são fatores de risco que podem levar a esta síndrome, além de reduzir a qualidade de vida. O presente estudo teve como objetivo apresentar considerações acerca da prevalência da SB entre os estudantes de medicina, através da fundamentação teórica baseada na literatura, a fim de compreender os fatores de risco, dentro de um processo de desgaste físico-emocional em decorrência da competitividade da sociedade contemporânea. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, mediante busca eletrônica, na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/BIREME). De acordo com a revisão dos estudos há uma prevalência da SB em estudantes de Medicina em torno de 10,3% a 53%. Observa-se que a incidência da SB é maior no sexo feminino, entre pessoas solteiras na maioria dos estudo, em estudantes de períodos avançados, o rendimento acadêmico, a falta de suporte do corpo docente, a permanência em hospitais no período noturno e eventos negativos ocorridos nos últimos 12 meses na vida pessoal do acadêmico. Pode-se considerar que estudantes de medicina são um grupo de risco pela vulnerabilidade e exposição a fatores estressores que propiciam o aparecimento da SB.
Referências
Carlotto MS, Câmara SG. Análise da produção cientÃfica sobre a SÃndrome de Burnout no Brasil. Psico 2008 abr/jun; 39(2):152-8.
Organização Mundial da Saúde. Relatório Sobre a Saúde no Mundo 2001 - Saúde Mental: Nova Concepção, Nova Esperança. Geneva: WHO; 2001.
Maslachi C, Jackson SE, Leiter MP. MBI Maslach Burnout Inventory. CPP, Incorporated, 1996.
Amariz AA, de Paula ACN, Rosário BCR, Gitirana BL, Rosado GT, Ribeiro F, Ferreira JÃ. Prevalência da sÃndrome de Burnout em médicos e médicos residentes em Montes Claros - MG no ano de 2014. Unimontes cientÃfica 2016 jul/dez; 18(2):62-75.
Abreu AS, Moreira EA, Leite SF, Teixeira CC, Silva, ME, Cangussu LMB, et al. Determinação Dos Sinais E Sintomas Da SÃndrome De Burnout Através Dos Profissionais Da Saúde Da Santa Casa De Caridade De Alfenas Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro. Revista da Universidade Vale do Rio Verde 2015; 13(1):201-38.
Weber A, Jaekel-Reinhard A. Burnout syndrome: a disease of modern societies? Occup Med 2000; 50(7):512-17.
Oliveira LM. Qualidade de vida do estudante de medicina. [Tese de Doutorado], Goiânia: Universidade Federal de Goiás - UFG; 2015.
Mori MO,Valente TCO, Nascimento LFC. SÃndrome de Burnout e Rendimento Acadêmico em Estudantes da Primeira à Quarta Série de um Curso de Graduação em Medicina. Rev bras educ méd 2012; 36(4):536-40.
Chagas MKS, Junior DBM, Cunha GN, Caixeta RP, Fonseca EF. Ocorrência da SÃndrome de Burnout em acadêmicos de medicina de instituição de ensino no interior de Minas Gerais. Rev Med Saude Brasilia 2016; 5(2):234-45.
Almeida GC, Souza HR, Almeida PC, Almeida BC, Almeida GH. The prevalence of burnout syndrome in medical students. Arch. Clin. Psychiatry. 2016;43(1):6-10
Mejia, CR, Garrido MJV, Ulfe TL, Artega SK, Rojas C, Arimuya JJR, et al. SÃndrome de Burnout y factores asociados en estudiantes de medicina. Estudio multicéntrico en siete facultades de medicina peruanas. REV CHIL NEURO-PSIQUIAT 2016; 54 (3): 207-214
Peres MFT, Barreto ADL, Babler F, do Vale Quaresma IY, Arakaki JNL, Eluf-Neto J. Exposição à violência, qualidade de vida, depressão, e burnout entre estudantes de medicina em uma universidade estadual paulista. Revista de Medicina 2014; 93 (3): 115-124.
Dyrbye LN, Thomas M, Huntington JL, Lawson KL, Novotny PJ, Sloan JA, et al. Personal life events and medical student burnout: a multicenter study. Academic Medicine 2006; 81(4): 374-384
Costa EFO, Santos SA, Santos TRA, Melo EV, Andrade TM. Burnout Syndrome and associated factors among medical students: a cross-sectional study. Clinics 2012; 67(6): 573-580.
Bassols AM, Sordi AO, Eizirik CL, Seeger GM, Rodrigues GS, Reche M. Prevalence of stress in a Sample of medical students of Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Clin. biomed. res. 2008; 28 (3):153-7
Pereira AM, Gonçalves MB. Transtornos emocionais e a formação em Medicina: um estudo longitudinal. Rev. bras. educ méd. 2009; 33(1)10-23, .
Agudelo SA, Castrillón JJC, Restrepo CJH, Cala MLP, Aguilar DPJ, Henao AFL. SÃndrome de Burnout y factores asociados en estudiantes de I a X semestre de la Facultad de Medicina de la Universidad de Manizales (Colombia), 2009. Archivos de Medicina (Manizales). 2010; 10 (2): 110-26.
Dyrbye LN, Thomas MR, Harper W, Massie FS Jr, Power DV, Eaker A,et al. The learning environment and medical student burnout: a multicentre study. Medical Education 2009; 43:274–282.
Santen SA, Holt DB, Kemp JD, Hemphill RR. Burnout in medical students: examining the prevalence and associated factors. Southern medical journal 2010; 103(8): 758-763.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).