Uso da teoria bioecológica na análise do desenvolvimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade

Autores

  • Debora Adriana Ramos Universidade Católica de Brasí­lia - UCB e Universidade Paulista UNIP.
  • Aricelia Ribeiro Nascimento Universidade de Brasí­lia Unb. Universidade Paulista Unip
  • Silvana Carolina Fürstenau Santos Universidade Católica de Brasí­lia - UCB. Universidade Paulista - Unip

Resumo

Bronfenbrenner desenvolveu a teoria denominada Bioecológica do Desenvolvimento Humano, a qual contempla quatro aspectos apontando muitas direções, ou seja, é multidirecional. Tal teoria vem sendo difundida e utilizada para compreender o desenvolvimento humano, em especial o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de conflito e vulnerabilidade, os quais são investigados à luz da teoria supracitada. Neste sentido, esse trabalho trata-se de uma revisão sistemática que incluiu artigos originais encontrados em bases de dados da área. Tem como principal objetivo analisar o desenvolvimento de adolescentes em situações de vulnerabilidade social a partir da teoria Bioecológica de Bronfenbrenner.

Biografia do Autor

Debora Adriana Ramos, Universidade Católica de Brasí­lia - UCB e Universidade Paulista UNIP.

Psicóloga e mestranda em psicologia.

Aricelia Ribeiro Nascimento, Universidade de Brasí­lia Unb. Universidade Paulista Unip

Pedagoga, mestra e doutoranda em educação.

Silvana Carolina Fürstenau Santos, Universidade Católica de Brasí­lia - UCB. Universidade Paulista - Unip

Professora de educação fí­sica, mestra e doutoranda em educação fí­sica.

Referências

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Publicado

2019-11-29

Edição

Seção

Artigo original