A localização espacial simbólica da pessoa com deficiência física numa perspectiva bourdiesiana
Resumo
A importância de se compreender o espaço geográfico enquanto categoria produzida através das relações dos homens entre si e com o meio onde vivem, centra-se no fato de que através de suas diferentes formas o homem vive suas experiências e procura garantir sua existência. Por isso, este ensaio através de uma postura metodológica da fenomenologia, com traços de criticidade, e com análises de elementos e experiências sociais tem por objetivo localizar o contexto histórico social da pessoa com deficiência física na categoria de espaço geográfico a partir da teoria do “Efeito de lugar” de Pierre Bourdieu destacando os conceitos de Espaço físico e Espaço social.
Referências
BOURDIEU, Pierre. Efeitos de lugar. In: A miséria do mundo. Petrópolis: Ed. Vozes, 1999.
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço geográfico: algumas considerações. In: SANTOS, Milton (org.). Novos rumos da geografia brasileira. São Paulo: Hucitec, 1982.
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Guia dos Direitos das Pessoas com Deficiência. OAB – SP, 2006.
HARTSHORNE, Richard. Propósitos e natureza da Geografia. 2ed. São Paulo: Hucitec, 1978.
LEFEBVRE, Henri. Espacio y Polttica. Barcelona: PenÃnsula, 1976.
MOREIRA, Ruy. Repensando a Geografia. In: SANTOS, Milton (org). Novos rumos da Geografia brasileira. São Paulo: Hucitec, 1982.
SANTOS, Milton. Espaço e sociedade. Petrópolis: Vozes, 1979.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crÃtica da Geografia a uma Geografia CrÃtica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SASSAKI, Romeu. Vida independente: história, movimento, liderança, conceito, filosofia e fundamentos. São Paulo, RNR, 2003. p. 12-16.
SILVA, Oto Marques da. A Epopeia ignorada (A pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje). São Paulo: CEDAS, 1987.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia. São Paulo: Difel, 1980.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).