Processos históricos e avaliativos referentes ao transtorno do espectro do autismo e a enfermagem na atualidade

Autores

  • Francidalma Soares Sousa C. Filha Universidade Estadual do Maranhão
  • Beto Douglas Alves Cardoso Universidade Estadual do Maranhão
  • Franc-Lane Sousa C. do Nascimento Universidade Estadual do Maranhão
  • Osmar Pereira dos Santos Faculdade União de Goyazes
  • Thais Vilela de Sousa UFG
  • Iel Marciano de Moraes Filho Unip - Campus Brasí­lia

Resumo

Objetivo: desmitificar os processos históricos e avaliativos referentes ao TEA e a enfermagem na atualidade. Método: Trata-se de uma reflexão teórica fundamentada em uma revisão da literatura que contempla temáticas relativas aos processos históricos e avaliativos referentes ao TEA e a enfermagem na atualidade referentes aos anos de 2010 a 2019, para obtenção do presente estudo houveuma busca eletrônica nas bases Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (Bireme), e periódicos da Capes.Resultados e discussão os resultados foram apresentados em 6 vertentes para a melhor compreensão: Aspectos histórico-conceituais do TEA, os Direitos das pessoas que vivem no TEA, os Aspectos familiares da pessoa que vive no TEA, O desenvolvimento humano, O uso de Tecnologias assistivas no processo ensino- -aprendizagem da pessoa que vive no TEA e os cuidados de Enfermagem à pessoa que vive no TEA. Conclusão: A inclusão escolar de toda e qualquer pessoa que apresenta deficiência não é algo simples de ser efetivado e quando se trata de um distúrbio no qual os campos da comunicação, interação social e comportamento estão alterados, como é o caso da pessoa que vive no TEA.

Biografia do Autor

Francidalma Soares Sousa C. Filha, Universidade Estadual do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Saúde. Docente da Universidade Estadual do Maranhão.

Beto Douglas Alves Cardoso, Universidade Estadual do Maranhão

Enfermeiro. Universidade Estadual do Maranhão.

Franc-Lane Sousa C. do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão

Pedagoga. Doutora em Educação. Docente da Universidade Estadual do Maranhão

Osmar Pereira dos Santos, Faculdade União de Goyazes

Mestre em Ciências Ambientais. Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. Coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade União de Goyazes, Trindade, GO, Brasil.

Thais Vilela de Sousa, UFG

Enfermeira. Especialista Urgência e Emergência. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

Iel Marciano de Moraes Filho, Unip - Campus Brasí­lia

Enfermeiro. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde. Professor do departamento de enfermagem da Universidade Paulista - Unip- Campus Brasí­lia. Brasí­lia, DF. Brasil.

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Publicado

2020-02-17

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Artigo original