Análise Custo-Efetividade de Esquemas de Tratamento da Leishmaniose Cutânea: um Estudo de Avaliação Tecnológica da Organização Pública Multipropósito de Saúde
Resumo
Resumo: A Leishmaniose cutânea é um grave problema de saúde pública no Brasil. Tratamentos com doses alta e baixa de antimoniato de meglumina foram comparados, sem resultados conclusivos. Este artigo usa o teste não-paramétrico de Mann-Whitney para escolher as variáveis de um modelo Análise Envoltória de Dados (DEA) aplicado à Análise Custo-Efetividade dos tratamentos dos primeiros 59 pacientes de ensaio clÃnico de equivalência do Laboratório de Vigilância em Leishmaniose do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz. A fronteira eficiente é calculada como termo de comparação desses tratamentos. O resultado é de que há mais pacientes do grupo de tratamentos com dose baixa na fronteira, do que do grupo de tratamentos com dose alta. A conclusão é de que os tratamentos com dose baixa são eficientes em comparação com os tratamentos com dose alta. Como aporte ao conhecimento, a análise com o modelo DEA exibe poder explicativo sobre os direcionadores da inovação.
Palavras-Chave: Leishmaniose cutânea. Inovação. Análise Custo-Efetividade. Análise Envoltória de Dados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).