Implicações do Ensino Híbrido para Indivíduos Cadeirantes: uma revisão

Autores

  • Raimundo Aristeu Santos Guida Instituto Brasileiro de Formação Profissional e Acadêmica - IBFPA
  • Susy Ricardo Lemes Pontes Faculdade União de Goyazes

Resumo

Este estudo objetivou apresentar uma revisão acerca das possíveis influências do ensino híbrido para indivíduos cadeirantes. Foi realizada uma revisão descritiva com abordagem qualitativa. Os estudos revelam que o ensino híbrido, por se caracterizar como agregador das vantagens de aprendizagem tradicional como virtual, teve um crescimento rápido e atualmente tem sido amplamente utilizado na educação. Considerando que o ambiente de ensino do cadeirante, em virtude de suas necessidades, deve apresentar adaptações estruturais que visem garantir a acessibilidade física, além de uma equipe pedagógica organizada a fim de fornecer todos os recursos que favorecem o ensino do cadeirante, o ensino híbrido em virtude de sua flexibilidade, pode oferecer horários de estudo flexíveis, além de reduzir possíveis situações estressoras relativas às dificuldades de acessibilidade que o aluno cadeirante enfrenta durante o percurso até o ambiente físico escolar. Contudo, questões relativas às técnicas organizacionais e de design instrucional podem limitar o ensino híbrido.

Referências

World Health Organization – WHO. Disability and health. 2010. Fact sheet on wheelchairs. Disponível em: <http://www.searo.who.int/entity/disabilities_injury_rehabilitation/wheelchair_factsheet.pdf>. Acesso em 02 Mar 2019.

World Health Organization – WHO. Disability and health. 2018. Disponível em: <http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs352/en/>. Acesso em 02 Mar 2019.

Stokes H, Turnbull MJ, Wyn JG. Young People with a Disability: Independence and Opportunity A Literature Review. Res Report 39.

Jeffs TL. 253 Virtual Reality and Special Needs. Themes Sci Technol Educ. 2009; (Special Issue): 253-268.

Benson AD. Assessing participant learning in online environments. New Direct Adult Cont Educ. 2003; (100): 69-78.

Cambruzzi RCS, Costa MPR, Denari FE. Acessibilidade de um cadeirante em uma instituição pública do ensino superior: rotas e rotinas. Rev Educ Esp. 2013; 26(46):351-366.

Oliveira PR, Oesterreich SA, Almeida VL. Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil. Educ Pesq. 2017; 44: e165786.

Byrne E, Donaldson L, Taylor ML, Brugha R, Matthews A, MacDonald S, Mwapasa V, Petersen M, Walsh A. The use of technology enhanced learning in health research capacity development: lessons from a cross country research partnership. Glob Health. 2016; 12(19).

Conole G, Laat M, Dillon T, Darby J. Disruptive technologies’, ‘pedagogical innovation’: What’s new? Findings from an in-depth study of students’ use and perception of technology. Comput Educ. 2008; 50(2): 511–524.

Cho K, Shin G. Operational effectiveness of blended e-learning program for nursing research ethics. Nurs Ethics. 2013; 21(4):484–495.

Liu Q, Peng W, Zhang F, Hu R, Li Y, Yan W. The Effectiveness of Blended Learning in Health Professions: Systematic Review and Meta-Analysis. Ed. Panagiotis Bamidis. J Med Internet Res. 2016; 18(1): e2.

Schoeller SD, Grumann ARS, Martini AC, Forner S, Sader LT, Nogueira GC. Knowing to care: characterization of individuals with spinal cord injury treated at a rehabilitation center. Fisioter mov. 2015; 28(1): 77-83.

Sloboja R. A acessibilidade e a inclusão social de deficientes físicos (cadeirantes) nas escolas público-estaduais de goioerê: superando as barreiras na educação [Monografia]. Medianeira (PR): Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2014.

Horn EM, Kang J. Supporting Young Children With Multiple Disabilities: What Do We Know and What Do We Still Need To Learn? Topics Early Child Spec Educ. 2012; 31(4): 241–248.

Oliveira TN de. A empatia, a sensibilização e a formação de professores do ensino público para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais [Monografia]. Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista; 2012.

Associação Brasileira de Normas e Técnicas -ABNT NBR 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos – Norma Brasileira Segunda edição 31.05.2004 Válida a partir de 30.06.2004.

Giangreco MF, McEwen I, Fox T, Lisi-Baker D. Assisting Students Who Use Wheelchairs: Guidelines for School Personnel. Quick-Guides to Inclusion 3: Ideas for Educating Students with Disabilities. Series Editor; 2002. Disponível em: <http://www.uvm.edu/~cdci/archives/mgiangre/QG3ExtraWC141-154.pdf>. Acesso em 15 Jun 2019.

Correa PM, Manzini EJ. Um estudo sobre as condições de acessibilidade em pré-escolas. Rev Bras Educ Esp. 2012; 18(2): 213-230.

Reich J. Education research. Rebooting MOOC research. Science. 2015; 347:34–35.

Glazer FS. Blended Learning: Across the Disciplines, across the Academy. Stylus Publishing; 2012.

Kagohara DM. Is video-based instruction effective in the rehabilitation of children with autism spectrum disorders. Dev Neurorehabil. 2010; 13(2): 129-140.

Wandell BA. The neurobiological basis of seeing words. Ann N Y Acad Sci. 2011; 1224:63–80.

Stockwell BR, Stockwell MS, Cennamo M, Jiang E. Blended Learning Improves Science Education. Cell. 2015; 162(5): 933-936, 2015.

Sun P, Tsai RJ, Finger G, Chen YY, Yeh D. What drives a successful e-Learning? An empirical investigation of the critical factors influencing learner satisfaction. Comput Educ. 2008; 50(4): 1183–1202.

Bediang G. et al. Computer literacy and E-learning perception in Cameroon: the case of Yaounde Faculty of Medicine and Biomedical Sciences. BMC Med Educ. 2013; 13(57).

Moreira IC, Ventura SR, Ramos I, Rodrigues PP. Development and assessment of an e-learning course on breast imaging for radiographers: a stratified randomized controlled trial. J Med Internet Res. 2015; 17(1): e3.

Bittencourt IM, Mercado LPL. Evasão nos cursos na modalidade de educação à distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Aval Pol Públ em Educ. 2014; 22(83): 465-504.

Norberg A, Moskal PD, Dziuban C. A timeâ€based blended learning model. On the Horizon. 2011; 19(3): 207–216, 2011.

McCutcheon K, Lohan M, Traynor M, Martin D. A systematic review evaluating the impact of online or blended learning vs. face-to-face learning of clinical skills in undergraduate nurse education. J Adv Nurs. 2015; 71(2): 255–270.

Rowe M, Frantz J, Bozalek V. The role of blended learning in the clinical education of healthcare students: a systematic review. Med Teacher. 2012; 34(4): e216–21.

Makhdoom N, Khoshhal KI, Algaidi S, Heissam K, Zolaly MZ. ‘Blended learning’ as an effective teaching and learning strategy in clinical medicine: a comparative cross-sectional university-based study. J Taibah Univ Medical Sci. 2013; 8(1): 12–17.

Maki RH, Patterson M, Maki WS, Whittaker PD. Evaluation of a Web-based introductory psychology course: I. Learning and satisfaction in on-line versus lecture courses. Behav Res Method. 2000; 32(2):230–239.

Wu J, Tennyson RD, Hsia TL. A study of student satisfaction in a blended e-learning system environment. Comput Educ. 2010; 55(1): 155–164.

Fenty NS, Allio A. Using Distance Learning to Impact Access of Diverse Learners to Advanced Placement Programs. Q Rev Distance Educ. 2017; 18(2): 39-56.

Sousa RP. et al. orgs. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB;2011. 276 p.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo Demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf>. Acesso em 08 Jun 2019.

Schoonheim M, Wichea JM, Heyden R. Use of a Virtual World Computer Environment for International Distance Education: Lessons from a Pilot Project Using Second Life. BMC Med Educ; 2014; 14(36).

Longhi MT. et al. Social interactions in a virtual learning environment: Development and validation of the social map tool. In: USKOV, V. et al. (eds) Smart Education and e-Learning; 2017. SEEL 2017. Smart Innovation, Systems and Technologies, v. 75. Springer, Cham.

Brasil. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União 1996; 10 dez.

Praça ETP de. O. Uma reflexão acerca da inclusão de aluno autista no ensino regular [Dissertação]. Juiz de Fora (MG): Universidade Federal de Juiz de Fora; 2011.

Brasil. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União 2015; 7 jul.

ADA - Amendments Act of 2008, §§ 2(b) (2) to (b)(5). Among the restrictive decisions mentioned by Congress are Suton v. United Air Lines, Inc., 527 U.S.

World Wide Web Consortium [W3C]. How people with disabilities use the web. 2005. Disponivel em: < https://www.w3.org/WAI/EO/Drafts/PWD-Use-Web/20050505.html >. Acesso em 09 Jun 2019.

Pino M, Mortari L. The Inclusion of Students with Dyslexia in Higher Education: A Systematic Review Using Narrative Synthesis. Dyslexia. 2014; 20(4):346–369.

Brown K, David R, Smallman S. Adopting the principles of universal design into international and global studies’ programs and curriculum. J Int Global Stud. 2017; 9(1):77-92.

Miranda AS. Recomendações de acessibilidade digital em cursos de educação a distância via web para portadores de deficiência visual [Dissertação]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 2002.

Steinfeld E, Maisel JL. Universal design creating inclusive environments. John Wiley & Sons, Inc. 2012. Disponível em: <https://leseprobe.buch.de/images-adb/3c/f4/3cf4fbc3-7bc1-46cb-91e6-5e0df74df226.pdf>. Acesso em 11 Jun 2019.

Almeida IM da S. Acessibilidade física nas escolas públicas. Um problema de gestão? [Monografia]. Curitiba (PR): Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2012.

Sondermann DVC. O design educacional para a modalidade a Distância em uma perspectiva inclusiva: Contribuições para/na formação docente [Tese]. Vitória (ES): Universidade Federal do Espírito Santo; 2014.

Burgstahler SE. Universal design in higher education. Promosing practices. 2013. Disponível em: <https://www.washington.edu/doit/sites/default/files/atoms/files/Universal%20Design%20in%20Higher%20Education_Promising%20Practices.pdf>. Acesso em 15 Jun 2019.

Chen Y, Fanchiang HD, Howard A. Effectiveness of virtual reality in children with cerebral palsy: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Phys Ther. 2018; 9(1): 63-77.

Yamagata-Lynch LC. Blending online asynchronous and synchronous learning. IRRODL. 2014; 15(2).

Martin MPJ, Rabindranath M. Digital Inclusion for Access to Information: A Study on Banking and Financial Institutions in India. SAGE Open, 2017.

Burgstahler S. Distance Learning: Universal Design, Universal Access. Educ Inform Tech. 2002; 10.

Assis LME de. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Bolema. 2015; 29(51):428-434.

Santos MT, Cruz DM. O feedback e a comunicação na Ead: noções teóricas e aproximação metodológica. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. 2012; 7(16): 172-190.

Berge ZL. Barriers to communication in distance education. Turk Online J Distance Educ. 2013; 14(1): 374-388.

Zebron S, Mhute I, Musingafi MCC. Classroom Challenges: Working with Pupils with Communication Disorders. J Educ Practice. 2015; 6(9): 18-22.

Dabaj F. Analysis of communication barriers to distance education: A review study. Online J Commun Media Technol. 2011; 1(1): 1-15.

Hattge AAG, Ribas CCC, Paulo ABD. A importância do feedback do tutor on-line no ensino a distância. Rev Eletr Pedag Fac OPET. 2014.

Downloads

Publicado

2020-02-17

Edição

Seção

Artigo original