Análise do conhecimento da fisioterapia oncológica pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia de uma faculdade privada no município de Trindade-GO
Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar o conhecimento dos acadêmicos do curso de fisioterapia em relação à fisioterapia oncológica. Trata-se de um estudo transversal quantitativo. Foi aplicado um questionário para 55 acadêmicos matriculados no 5º ao 9º período do curso de fisioterapia. Os resultados mostraram que 87% dos acadêmicos apresentaram algum conhecimento a respeito do câncer. Acerca do nível de conhecimento da fisioterapia oncológica, 64% dos acadêmicos afirmaram ter conhecimento e 36% não tinham conhecimento desta área. Com base nas possíveis fases que a fisioterapia pode atuar na oncologia, 63,6% dos acadêmicos afirmaram que a fisioterapia oncológica pode atuar em todas as fases e 25,5% disseram somente nos cuidados paliativos. Tais achados revelam que nem todos os acadêmicos conhecem a fisioterapia oncológica, sua importância e áreas de atuação perante o tratamento do paciente oncológico, porém todos os acadêmicos consideraram de suma importância a implementação da disciplina na grade curricular.
Referências
INCA - Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2018 Incidência de Câncer no Brasil. DisponÃvel em http://www1.inca.gov.br/estimativa/2018/estimativa-2018.pdf. Acesso em 08 de novembro 2019.
COFFITO - Conselho Federal De Fisioterapia e Terapia ocupacional. Resolução nº. 364, de 20 de maio de 2009.
Melo TPT, Maia EJO, Magalhães CBA, Nogueira IC, Morano MTAP, Araújo FCS, Mont’Alverne DGB. A percepção dos pacientes portadores de neoplasia pulmonar avançada diante dos cuidados paliativos da fisioterapia. Rev Bras Cancerol. 2013; 59(4): 547-553.
Salci MA, Sales CA, Marcon SS. Sentimentos de mulheres ao receber o diagnóstico de câncer. Rev Enf UERJ. 2009; 17(1).
Silva PB, Lopes M, Trindade LCT, Yamanouchi CN. Controle dos sintomas e intervenção nutricional. Fatores que interferem na qualidade de vida de pacientes oncológicos em cuidados paliativos. Rev Dor. 2010; 11(4).
Borges JA, Quintão MMP, Chermont SSMC, Mendonça Filho HTF, Mesquita ET. Fadiga: um sintoma complexo e seu impacto no câncer e na insuficiência cardÃaca. Int J Cardiovasc Sci. 2018; 31(4): 433-442.
Faria L. As práticas do cuidar na oncologia: a experiência da fisioterapia em pacientes com câncer de mama. Hist Cien Saúde. 2010; 17(1): 69-87.
Nascimento IMB, Marinho CL, Costa RO. A Contribuição da fisioterapia nos cuidados em paciente com dor oncológica. Rev Uningá. 2017; 54(1): 1-7.
OMS - Organização Mundial da Saúde. 2018. Ministério da saúde. DisponÃvel em http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata. Acesso em 13 de novembro de 2019.
Matos GDR, Pulschen AC. Qualidade de vida de pacientes internados em uma unidade de cuidados paliativos. Rev Bras Cancerol. 2015; 61(2): 125.
Malta DC, Abreull DMX, Moura L, Lana GC, Azevedo G, França E. Tendência das taxas de mortalidade de câncer de pulmão corrigidas no Brasil e regiões. Rev saúde publica. 2016;50:33.
Girão M, Alves S. Fisioterapia nos cuidados paliativos. Salutis Scientia. 2013; 5.
Góes GS, Munduruca TLL, Ferreira V, Passos EC. Atuação do fisioterapeuta nos cuidados paliativos em pacientes oncológicos adultos hospitalizados Revisão de literatura. Pós Graduação em Fisioterapia Hospitalar. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 2016.
Baltieri L, Passos AI, Galhardo FDM, Roceto LS, Toro IFC. Avaliação pré-operatória da força muscular respiratória, da função pulmonar e da capacidade funcional de pacientes submetidos a ressecção pulmonar. Arq Bras Ciênc Saúde. 2015; 40(1): 25-27.
Duarte BCB. Atuação do fisioterapeuta em pacientes oncológicos em cuidados paliativos em um hospital filantrópico da cidade de Maceió [Trabalho de Conclusão de Curso]. Maceió (AL) - Centro universitário Cesmac; 2018.
Rett MT, Santos AKG, Mendonça ACR, Oliveira IA, Santana JM. Efeito da fisioterapia no desempenho funcional do membro superior no pós-operatório de câncer de mama. Rev Ciência Saúde. 2013; 6(1): 18-24.
Maia EMO, Costa MSO, Costa LS, Silva CRDT, Neto NMG. Caracterização dos pacientes oncológicos em uso do tratamento fora do domicÃlio. Portuguese Reon Facema, Rev Ciência Saberes. 2017; 3(2): 472-476.
Kappaun NRC, Gomes CM. O trabalho de cuidar de pacientes terminais com câncer. Ciênc Saúde Coletiva. 2013; 18(9): 2549-2557.
Coelho MEM, Ferreira AC. Cuidados paliativos: narrativas do sofrimento na escuta do outro. Rev bioética. 2015; 23(2): 340-8.
Frossard A. Os cuidados paliativos como polÃtica pública: notas introdutórias. Cad EBAPE. 2016; 14(spe): 640-655.
Santander NKS, Paiva TAS, Antonio HMR, Nakanishi MA, Armodes CCL. Percepção dos acadêmicos da facimed acerca da atuação e o papel do fisioterapeuta no mercado de trabalho. Rev Eletrônica FACIMEDIT. 2018; 7(1).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).