Metodologia ativa na formação de discentes de Farmácia: sua influência na saúde comunitária

Autores

  • Ani Cátia Giotto Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires https://orcid.org/0000-0002-9438-5735
  • Vanessa Nascimento de Andrade Bastos Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, Valparaí­so de Goiás, Goiás, Brasil.
  • Luiz Gustavo Bastos Pereira Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, Valparaí­so de Goiás, Goiás, Brasil.

Resumo

Objetivou-se descrever a experiência do uso de metodologia ativa de ensino de forma a estimular a construção de conhecimentos de discentes de Farmácia sobre a influência desses profissionais na saúde comunitária na sensibilização de moradores de Valparaíso de Goiás sobre a automedicação e seus riscos. O trabalho foi desenvolvido durante a disciplina de Saúde Ambiental ministrada para cursos de saúde em Faculdade particular. Partindo dos problemas da comunidade, os acadêmicos elencaram postos-chaves, buscaram informações e criaram hipóteses de solução para o tema “a automedicação e os fatores externos que influenciam no uso de medicamentos sem orientação de profissional da saúde” e por último efetuaram a aplicação à realidade com a distribuição de folhetos e palestras. É de grande importância que discentes desenvolvam ações que os estimulem a buscar o conhecimento, trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de comunicação e solução de problemas que serão utilizadas na prática profissão futuramente.

Biografia do Autor

Ani Cátia Giotto, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Docente dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

Vanessa Nascimento de Andrade Bastos, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, Valparaí­so de Goiás, Goiás, Brasil.

Discente do curso de Farmácia.

Luiz Gustavo Bastos Pereira, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, Valparaí­so de Goiás, Goiás, Brasil.

Discente do curso de Farmácia.

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Publicado

2021-01-13

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Artigo original