COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS DE 8 A 12 ANOS, PRATICANTES DE ESPORTES COLETIVOS

Autores

  • Amanda Késsya Borges da Cruz FUG
  • Gabriella Rodrigues Camilo FUG
  • Rhanyelle Paiva de Oliveira FUG
  • Hederson Pinheiro de Andrade

Resumo

Objetivo: objetivo verificar o nível da coordenação motora em crianças de 8 a 12 anos praticantes de esportes coletivos do Centro Social Pai Eterno – CESPE. Métodos: foi realizada uma bateria de Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder – KTK), composto por quatro tarefas: Trave de Equilíbrio; Salto Lateral; Salto Monopedal e Transposição Lateral. A amostra foi composta por 34 crianças de 8 a 12 anos. Resultados: Foi de grande importância à realização deste estudo, pois a atividade física pode influenciar diretamente na coordenação motora infantil nos níveis de sedentarismo e qualidade de vida dos mesmos, pelo fato da mesma não se encontrar presente na vida das crianças como deveria. Conclusão: os níveis de coordenação motora dos meninos são melhores do que os das meninas. Enfatizamos então a necessidade das aulas de Educação Física Curricular na educação infantil para criar maiores oportunidades para a prática e assim gerando uma melhoria no desenvolvimento da coordenação destas crianças.

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Publicado

2020-06-10

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Artigo original