ÁCIDO ÚRICO COMO FATOR DE RISCO PARA CARDIOPATIAS
Resumo
Objetivo: verificar a associação dos níveis de ácido úrico com cardiopatias em pacientes de uma determinada microárea do município de Goiânia. Metodologia: A pesquisa abordou um estudo de campo em caráter qualitativo e quantitativo, randomizado, que analisou níveis séricos de ácido úrico, perfil lipídico (lipidograma) e creatinoquinase fração MB (CK-MB) em uma população homens residentes em uma região atendida por um PSF (Programa Saúde da Família) em Goiânia-GO. Resultados: Dos 43 participantes 9 (21,9%) apresentaram hiperuricemia, 34 (79,0%) dislipidemia, 2 (4,6%) Síndrome Metabólica (SM) e 34 (79,0%) Pré-SM. As dosagens de CK-MB mostraram-se dentro da normalidade uma vez que nenhum dos participantes praticou exercícios físicos extenuantes ou tiveram algum episódio de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) antecedente ao momento da coleta. Conclusão: O ácido úrico se torna um fator de risco importante quando associado à síndrome metabólica, uma vez que, neste estudo observou-se um resultado significante quanto a dislipidemia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).