EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DE ADENIUM OBESUM - APOCYNACEAE (ROSA-DO-DESERTO)
Resumo
Introdução: a Adenium obesum popularmente conhecida como Rosa-do-Deserto espécie suculenta de aspecto escultural é uma angiosperma pertencente a família Apocynaceae, sendo um vegetal exótico não havendo polinizador natura e muito utilizado como planta ornamental. Objetivo: avaliar as condições ideais com relação aos substratos utilizados na germinação da semente de Adenium obesum. Metodologia: As sementes utilizadas foram semeadas sobre areia grossa (A), vermiculita (B), Bioplant® (C) e uma mistura de 50% Bioplant® e 50% área grossa (D). Resultados: apenas o substrato areia grossa, apresenta menor capacidade para germinação (60%), altura (1,01cm) e índice de velocidade de germinação de (0,144) e o melhor resultado foi da Vermiculita, que apresentou 95% de germinação, maior altura da plântula (2,94 cm) e melhor índice de germinação (0,228). Conclusão: A partir das análises realizadas durante o período avaliado os resultados apresentados pelo composto vermiculita foram os mais satisfatórios tanto na germinação como na taxa de crescimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).