OS BENEFÍCIOS DO JUDÔ COMO INCLUSÃO SOCIAL: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DE 4 A 11 ANOS DE IDADE
Resumo
O judô é uma modalidade esportiva, conhecido como arte marcial, atua de maneira positiva no comportamento social das crianças. O objetivo geral deste estudo foi verificar os benefícios gerados pela prática do judô no processo de inclusão social no projeto CECONJ na cidade de Trindade – GO. O estudo foi realizado no Centro de Educação e Convivência Juvenil Dona Sinhá (CECONJ), localizado na cidade de Trindade – Goiás. A população do estudo foi composta por 30 crianças, com faixa etária de 4 a 11 anos de idade, que estão regularmente matriculadas nas aulas judô do CECONJ Dona Sinhá. O levantamento dos dados foi realizado por meio de dois questionários, realizado em outubro de 2019. Os dados coletados foram tabulados no software Excel. O professor de judô mostrou que seu trabalho é voltado ao processo de inclusão social. Os alunos gostam de praticar judô gerando benefícios como autodisciplina, desenvolvimento físico e social. O estudo demonstrou que o judô aplicado no processo de inclusão social produziu efeito positivo no comportamento das crianças.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).