POLÍTICAS DE SAÚDE PARA POPULAÇÃO NEGRA: PROMOÇÃO DE ATENÇÃO ADEQUADA ÀS MULHERES E ABORDAGEM NOS TERREIROS
Resumo
A população brasileira é composta em sua maioria por negros, sendo que aproximadamente 50% são mulheres. Objetivo: Incentivar por meio do conhecimento cientifico que a medicina aplicada nos terreiros combine práticas terapêuticas com as ações e politicas públicas desenvolvidas pelo Sistema único de Saúde, estimulando assim a participação do poder público nesses espações de acolhimento e inclusão. Métodos: Pesquisa cientifica a respeito da população negra e suas dificuldades em relação a assistência adequada à saúde. Resultados: A grande prevalência da população negra e a sua alta vulnerabilidade, enfatiza a necessidade de ampliação e aplicação de políticas de saúde voltadas a população negra e para os terreiros. Conclusão: Faz-se necessário a capacitação dos profissionais de saúde, uma maior representatividade da população negra nos espaços de decisões políticas e a ressignificação da cultura afro-brasileira, para que possa garantir o cumprimento da isonomia e o fornecimento de saúde de qualidade para toda população.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).