PREVALÊNCIA DE INTERNAÇÃO POR TUBERCULOSE NO ESTADO DE GOIÃS
Resumo
A tuberculose é uma doença antiga, infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch. É transmitida pelo ar e pode atingir todos os órgãos do corpo, porém como o BK se reproduz e se desenvolve rapidamente em áreas do corpo com muito oxigênio, o pulmão é o principal órgão atingido. Apesar de se conhecer seu agente etiológico, sua forma de transmissão e de se dispor de tratamento eficaz, a TB ainda continua preocupando as autoridades sanitárias até os dias de hoje, principalmente devido ao aumento dos casos de HIV/AIDS. Realizado a partir dos dados de tuberculose pulmonar disponÃveis pelo SIH-SUS que está disponÃvel pelo site governamental DATASUS. A amostra é determinada pela população do estado de Goiás do ano de 2008 a 2015 com as seguintes caracterÃstica: faixa etária, sexo, cor/raça. A análise do estudo determinou como maior significância a queda da doença provocada em idosos no ano de 2008-2009 e o aumento em crianças de 0-4 anos de idade nos anos de 2014-2015. No entanto, mesmo com o desenvolvimento de estratégia para prevenção da TB disponÃveis no estado, o número de notificações ainda exige preocupação constante dos setores responsáveis.
Palavras-chave: Tuberculose; Transmissão; População; Prevenção. Â
Â
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).