HEPATITES VIRAIS NO BRASIL: ANÁLISE EPIDEMIOLÒGICA DAS MORBIDADES DE NOTIFICAÇÃO CONPULSÓRIA
Resumo
Objetivo: Analisar a incidência das hepatites virais, incluindo a hepatite A, B, C e D, bem como identificar o comportamento epidemiológico das hepatites citadas e a evolução dessas morbidades para óbito. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, observacional e transversal, de delineamento retrospectivo. Os dados foram obtidos por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizados no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Resultados: Foram notificados 498.453 casos no Brasil, incluindo a hepatite A, B, C e D. Nesse período, a hepatite mais incidente foi a C, seguida da B, A e D. Cerca de 13% dos casos de hepatite D evoluíram a óbito, contra 11% C, 3% da B e 0,5% da A. Conclusão: Torna-se evidente a necessidade de estudos que possam possibilitar conhecimento adequado e efetivo do perfil epidemiológico dos pacientes acometidos pelas hepatites virais, para auxiliar no correto manejo.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).