MICROBIOTA INTESTINAL E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE MENTAL
: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática intestino-cérebro e sua relação com a saúde mental. Material e métodos: Trata-se de uma revisão sistemática, foram selecionados 18 artigos científicos entre o período de 2015 e 2021. A busca foi feita pelas bases de dados: PubMed, SciELO e Google Acadêmico. Resultados: O quadro 1 e 2 apontaram que a microbiota intestinal se relaciona com os transtornos psicológicos; quadro 3 comprovou a importância dos psicobióticos e como interferem de maneira benéfica na saúde. Quadro 4: constaram a relevância da dieta na saúde psicológica a partir da alimentação e como hábitos inadequados alimentares levam a uma microbiota entérica em disbiose. Conclusão: A microbiota intestinal interfere no funcionamento do sistema nervoso entérico, essas alterações interligadas aos maus hábitos no estilo de vida podem induzir a geração de transtornos psicológicos como a ansiedade e depressão.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).