LESÕES EM ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
As lesões musculares são a causa mais frequente de incapacidade física na prática esportiva. Os movimentos realizados no futebol são variados, exigindo mudanças inesperadas a cada seis segundos. Este estudo tem como objetivo central investigar as lesões mais comuns em atletas de futebol de campo, mediante estudo bibliográfico em livros e artigos científicos especializados na área de Educação Física. Os resultados apresentam maior prevalência de lesões em membros inferiores dos atletas, especialmente no quadríceps, isquiotibiais e gastrocnêmico, evidenciando a fundamental importância da presença do Profissional de Educação Física (especializado em fisiologia e preparador físico). Conclui-se que trabalhar objetivando a efetiva melhoria no desempenho esportivo da atleta, deve-se enfatizar o conhecimento científico, se fazendo válida a presença dos Profissionais da Educação Física dentro do futebol, já que o principal instrumento de trabalho dos atletas é o corpo e, quem o monitora são estes profissionais especializados.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).