INVESTIGAÇÃO ACERCA DO CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS SOBRE RÉPTEIS E ANFÍBIOS
Resumo
INTRODUÇÃO: A falta de conhecimento pode fazer com que as pessoas desconheçam a importância dos répteis e anfíbios, pois as crendices, e mídias. OBJETIVO: Analisar se o ensino de ciências ofertado aos alunos do Ensino Fundamental possui a Educação Ambiental como base formadora de futuros cidadãos conscientes da importância dos répteis e anfíbios. METODOLOGIA: O estudo foi do tipo descritivo transversal, com caráter qualiquantitativo sendo realizado com cinco professores de Ciências e alunos do ensino fundamental (6° ao 9° ano) em escolas da rede estadual de ensino do município de Trindade, Goiás. RESULTADOS: 74 alunos e 5 professores responderam ao questionário. Os dados obtidos revelaram que 70% dos alunos consideram que as serpentes são traiçoeiras e perigosas; 70% dos alunos acreditam que os anfíbios são nojentos e transmitem doenças para as pessoas; e cerca de 55% dos alunos não conhecem outro medicamento extraído do veneno de animais, além do soro antiofídico; por outro lado, 60% dos professores responderam que os livros didáticos do Ensino Fundamental pouco preconizam sobre a importância desses animais, e sobre o conteúdo de Zoologia. CONCLUSÃO: A abordagem ao conhecimento dos alunos dos alunos bem como a abordagem dos conteúdos sobre animais das classes Reptilia e Amphibia tende a ocorrer de forma superficial nas escolas públicas participantes da pesquisa. Muitos alunos possuem sentimentos de medo, nojo ou receio sobre esses animais, por desconhecerem as suas características biológicas e também por acreditarem em crenças que possivelmente foram transmitidas por geração.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).