INVESTIGAÇÃO ACERCA DO CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS SOBRE RÉPTEIS E ANFÍBIOS

Autores

  • Letícia Letícia Duarte Borges Centro Universitário Goyazes
  • Érica Cristina de Oliveira Araújo Igor Xavier – Centro Educacional
  • Gláucio Freitas Centro Universitário Goyazes
  • Susy Ricardo Lemes Pontes Centro Universitário Goyazes https://orcid.org/0000-0001-5303-6910

Resumo

INTRODUÇÃO: A falta de conhecimento pode fazer com que as pessoas desconheçam a importância dos répteis e anfíbios, pois as crendices, e mídias. OBJETIVO: Analisar se o ensino de ciências ofertado aos alunos do Ensino Fundamental possui a Educação Ambiental como base formadora de futuros cidadãos conscientes da importância dos répteis e anfíbios. METODOLOGIA: O estudo foi do tipo descritivo transversal, com caráter qualiquantitativo sendo realizado com cinco professores de Ciências e alunos do ensino fundamental (6° ao 9° ano) em escolas da rede estadual de ensino do município de Trindade, Goiás. RESULTADOS: 74 alunos e 5 professores responderam ao questionário. Os dados obtidos revelaram que 70% dos alunos consideram que as serpentes são traiçoeiras e perigosas; 70% dos alunos acreditam que os anfíbios são nojentos e transmitem doenças para as pessoas; e cerca de 55% dos alunos não conhecem outro medicamento extraído do veneno de animais, além do soro antiofídico; por outro lado, 60% dos professores responderam que os livros didáticos do Ensino Fundamental pouco preconizam sobre a importância desses animais, e sobre o conteúdo de Zoologia. CONCLUSÃO: A abordagem ao conhecimento dos alunos dos alunos bem como a abordagem dos conteúdos sobre animais das classes Reptilia e Amphibia tende a ocorrer de forma superficial nas escolas públicas participantes da pesquisa. Muitos alunos possuem sentimentos de medo, nojo ou receio sobre esses animais, por desconhecerem as suas características biológicas e também por acreditarem em crenças que possivelmente foram transmitidas por geração. 

Biografia do Autor

Susy Ricardo Lemes Pontes, Centro Universitário Goyazes

Graduada em biologia nas modalidades bacharelado e licenciatura. Possui especialização  em Epidemiologia e Vigilância em Serviços de Saúde Pública, além de mestrado em Genética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é doutoranda em Biotecnologia e Biodiversidade pela Universidade Federal de Goiás. As principais áreas de atuação incluem: saúde pública, investigação de compostos vegetais e sintéticos com atividade antimutagenica, angiogênica e quimiopreventiva.

Downloads

Publicado

2022-01-27

Edição

Seção

Artigo original

Categorias