AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANGIOGÊNICA, ANTIANGIOGÊNICA, GENOTÓXICA E ANTIGENOTÓXICA DA SPIRULINA
Resumo
Objetivos: avaliar o potencial angiogênico, antiangiogênico, genotóxico e antigenotóxico da Spirulina. Material e Métodos: para avaliação da angiogênese e antiangiogênese foram utilizados ovos embrionados de galinha, utilizou-se as dosagem1000 mg, 500 mg e 250 mg. Para avaliar a genotoxicidade realizou-se o teste do micronúcleo em camundongos tratados intraperitonealmente, com as doses de 1000 mg kg-1, 500 mg kg-1 e 250 mg kg-1 da solução aquosa da Spirulina, no tempo de 24 horas. Na avaliação da antigenotoxicidade, utilizou-se as mesmas doses da genotoxicidasde, concomitante com a doxirrubicina. Foi utilizada estatística descritiva, ANOVA e Tukey para análise dos resultados, através do programa BioEstat 5.0. Resultados: os resultados do ensaio de angiogênese indicaram que a solução da Spirulina nas três doses utilizadas, provocou uma diminuição significativa na área de porcentagem da rede vascular na membrana corioalantóides, quando comparados ao grupo controle positivo, demostrando assim uma atividade antiangiogênica. Na avaliação da genotoxicidade, a solução da Spirulina apresentou nas três concentrações atividade genotóxica. Quando testado o potencial antigenotóxico, o estudo evidenciou uma diminuição significativa na frequência micronúcleos em 4000 EPC, as frequências foram comparadas com o controle positivo considerando um p>0,05, mostrando assim uma atividade antigenotóxica. Conclusão: a solução da Spirulina apresenta potencial antiangiogênico nas concentrações testadas, de apresentar atividade genotóxica e antigenotóxica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).