ROTULAGEM DE ÁCIDOS GRAXOS TRANS: REVISÃO SOBRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS
Resumo
O aumento das doenças crônicas no Brasil apresenta causas multifatoriais, dentre elas a ingestão de gorduras em excesso, com destaque para a gordura trans. O objetivo foi traçar o histórico do uso e da regulamentação de rotulagem de gordura trans no Brasil e nos Estados Unidos. Foi realizada uma revisão com base em artigos publicados de 2003 a 2020 e documentos em sites governamentais. A hidrogenação de óleos vegetais foi desenvolvida por volta de 1800. Em 2003, o Brasil e os Estados Unidos publicaram legislações para declaração de gordura trans dos alimentos. Para substituição, o Brasil optou por compostos ricos em gorduras saturadas, e os Estados Unidos por misturas de gorduras e plantas geneticamente modificadas. Produtos de ambos os países apresentaram inconformidades. Os Estados Unidos iniciaram a movimentação para sua eliminação, enquanto no Brasil, esta decisão foi tomada tardiamente. São necessárias ações intersetoriais e educacionais para o sucesso das medidas.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).