PRESENÇA DE PARASITOS EM PEIXES DO RIO SÃO BARTOLOMEU NO MUNICÍPIO DE CRISTALINA-GOIÁS, BRASIL
Resumo
Objetivo: verificar a incidência de parasitos em peixes do rio São Bartolomeu. Métodos: Foram coletados amostras em 6 espécies de peixes sendo 2 tipos amostrais. Conteúdo intestinal e parasitos encontrados na boca e nas guelras, sendo designado um pote para cada espécie Resultados: Dos diagnósticos realizados através do método de Hoffman, 40% revelaram ser positivas para um ou mais espécies de parasitos, sendo 20% (1/5) revelou positiva para Entamoeba coli, 20% (1/5) positivo para Iodamoeba butschlii. Dos diagnósticos realizados através das análises bucais e de guelras, 16,6% revelaram ser positiva para um tipo de parasitos, sendo 16,6% (1/6) revelaram positivas para Cymothoa exigua. Conclusão: Resultados obtidos sugerem que há uma possível contaminação de algumas espécies de peixes. Os reflexos disto podem ser vistos por meio da observação dos resultados.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).