CASOS DE HIPERGLICEMIA E FATORES ASSOCIADOS AO DESENVOLVIMENTO DE DIABETES MELLITUS EM PACIENTES ATENDIDOS EM UMA UBS DO MUNICÍPIO DE TRINDADE - GOIÁS
Resumo
INTRODUÇÃO: O sedentarismo, hábitos alimentares, como consumo de alimentos ricos em carboidratos, estresse, desencadeiam a hiperglicemia, podendo no futuro desenvolver o Diabetes mellitus (DM). OBJETIVO: investigar a prevalência de casos de hiperglicemia e fatores associados para desenvolvimento de DM em pacientes atendidos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). METODOLOGIA: Foi realizado um estudo do tipo descritivo transversal, com caráter qualiquantitativo, com aplicação do questionário padronizado Findrisc. O estudo foi realizado com 26 pacientes de uma UBS, localizada em Trindade-GO. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que 50% dos participantes apresentaram risco baixo, 30,77% levemente moderado e 11,54% moderado para o desenvolvimento de DM. Os dados do questionário revelaram que tais riscos estão relacionados ao histórico familiar, hábitos alimentares não adequados e a não realização de exercícios físicos, indicando que os participantes possuem chances de desenvolver a DM no futuro. CONCLUSÃO: Se torna necessária a implantação de ações realizadas pela UBS para prevenção do DM aos pacientes atendidos, a fim de orientá-los quantos aos riscos, bem se torna necessário realizar o teste de HGT em todos os pacientes cadastrados na unidade para consulta ou demanda espontânea.
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).