VIOLÊNCIA OCUPACIONAL NO ÂMBITO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MUNICIPIO DE CERES – GO
VIOLÊNCIA OCUPACIONAL NO ÂMBITO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO MUNICIPIO DE CERES – GO
Resumo
Objetivos: identificar quais são as implicações da violência no ambiente de trabalho de enfermagem. Métodos: trata-se de um estudo observacional transversal quali/quantitativo realizado em uma unidade de saúde pública, filantrópica e privada de saúde do município de Ceres-Go. Participaram da pesquisa 35 profissionais de enfermagem, foi utilizado um questionário não validado. Os dados coletados foram digitados no programa Excel e para análise estatística foi usado o programa SPSS. Nas variáveis quantitativas foram usadas a tendência central média e o desvio padrão e para as variáveis qualitativas, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Resultados: abuso verbal foi a violência mais relatada 74,3%, seguida de violência física 34,3%, assédio sexual 25,7% e outros tipos de violência 28,6%. Foram observadas grandes implicações na saúde destes trabalhadores como, tristeza, ansiedade, estresse, raiva, irritação, decepção e perda da satisfação com o trabalho. Dos entrevistados, 28,6% disseram que a falta de profissionais contribui para a ocorrência de violência física, 40% referiram a falta de segurança no ambiente de trabalho como contribuição para abuso verbal, 31,4% relataram estar em contato com o público como contribuinte para a ocorrência de assédio sexual e 17% a falta de segurança no trabalho como uma das causas para outros tipos de violências. Conclusão: os profissionais sofrem constantemente violência no ambiente de trabalho, causando diversos danos à saúde destes trabalhadores, dessa forma é fundamental a implementação de intervenções preventivas para melhorar as condições de trabalho em relação a violência, e que tragam suporte ao profissional vítima de violência.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).