ESTUDO ECOLÓGICO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO ESTAÇÃO ECOLÓGICA BARRO PRETO, NO MUNICÍPIO DE TRINDADE - GO
Resumo
Objetivos: demonstrar a biodiversidade da Unidade de Conservação (UC) Estação Ecológica Barro Preto e a importância de sua manutenção. Material e Métodos: em parceria com o Centro Universitário Goyazes e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Trindade, atuaram em campo no levantamento de biodiversidade. As equipes visitaram em turnos diferentes a UC. Planilhas foram consolidadas e tabuladas, confirmando as sinonímias. As campanhas, aconteceram durante 5 dias em turnos diferentes, em junho, julho e agosto de 2021. Utilizou-se três metodologias: busca ativa por vestígios, avistamento e registros sonoros oportunísticos. Resultados: Foram avistadas 16 espécies da avifauna, 06 da mastofauna e 10 da herpetofauna. A área foi caracterizada por fragmentos de fitofisionomia Veredas-vegetação, espécies herbáceas-arbustivas, circundada pela fitofisionomia Campo sujo. Conclusão: a UC tem importância ecológica de relevância para o município e bioma cerrado. Abriga nascentes que formam o córrego Barro Preto. É caracterizada por um ambiente fisionômico arbustivo, veredas (ecossistemas únicos do Cerrado) e com diversas espécimes arbóreas. O nicho é responsável pela manutenção da fauna e flora. O levantamento permitiu compreender a importância de sua manutenção para sobrevivência das espécies e qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).