A RELAÇÃO ENTRE O TRANSTORNO BIPOLAR E O ALCOOLISMO EM ADULTOS JOVENS
Resumo
O transtorno afetivo bipolar é uma disfunção psiquiátrica com oscilações de humor variando entre a fase maníaca e a depressiva. Esses estados de mania são caracterizados como estados de euforia, isto é, alegria intensa, enquanto o estado depressivo apresenta sentimento de tristeza, pessimismo e culpa. Tal transtorno inicia-se no princípio da vida adulta (na faixa dos 18 a 22 anos), período característico pela curiosidade em relação ao novo e o desejo de correr riscos. Nessa circunstância, alguns indivíduos passam a apresentar o uso de substâncias químicas, sendo o álcool a de maior prevalência. O álcool por si só causa danos catastróficos no organismo, em conjunto com um transtorno psiquiátrico, podendo influenciar os sintomas de forma que os agrave, e, pode acabar contribuindo para o suicídio que ocorre em maior incidência por sintomas depressivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).