AVALIAÇÃO DO PERFIL LIPÍDICO EM CRIANÇAS COM BAIXO PESO E SOBREPESO EM IDADE ESCOLAR
Resumo
Objetivo: verificar a relação da composição corporal e outros fatores predisponentes com as alterações do perfil lipídico de crianças em idade escolar. Metodologia: coleta de dados realizada por meio de um questionário padronizado não validado. Resultados: o estudo obteve a participação de 36 crianças, onde foi possível identificar que o perfil dos participantes em sua maioria é do sexo feminino, faixa etária entre 08 e 09 anos, cursando a 5º série do ensino fundamental. Houve prevalência de 69,44% (25) das crianças com níveis alterados do perfil lipídico. Observou-se um valor alterado do colesterol total em 38,88% (14), LDL em 16,66% (06), HDL abaixo do desejável em 30,55% (11) e triglicerídeos em 13,88% (05) das crianças. Fatores como o histórico de dislipidemia familiar, aleitamento materno, alimentação inadequada e o sedentarismo mostrou alta influência nas alterações lipídicas. Conclusão: São necessários a promoção da educação nutricional e a realização de programas voltados para esse grupo, que contemplem a prática de atividade física, aleitamento materno exclusivo e a alimentação saudável, a fim de prevenir e retardar tais alterações.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).