AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O DESCARTE DE MEDICAMENTOS POR ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA – GO
Resumo
Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento prévio de alunos do curso de Farmácia de uma Instituição de Ensino Superior da região metropolitana de Goiânia, Goiás, quanto ao uso, armazenamento e descarte de medicamentos. Metodologia: utilizou-se um questionário autoaplicável digital, via e-mail, aos alunos de uma Instituição de Ensino Superior na Região Metropolitana de Goiânia, Goiás. Resultados: participaram da pesquisa 70 alunos entre o primeiro e décimo período do curso de Farmácia. Observou-se que 56,3% dos participantes possuem farmácia domiciliar e armazenam os medicamentos na cozinha. Além disso, 69,0% dos participantes costumam verificar o prazo de validade dos medicamentos e 80,3% disseram ter conhecimento acerca do local correto para essa ação. 91,6% relataram conhecer o impacto socioambiental do descarte incorreto de medicamentos. Por outro lado, 43,7% dos acadêmicos, reportaram desprezar os medicamentos de maneira inadequada. Conclusão: a maior parte dos acadêmicos possui farmácia domiciliar e apresentaram também ter algum conhecimento quanto a forma correta para o descarte e quanto aos danos representados pelo mesmo. Contudo, nota-se que são necessárias que sejam desenvolvidas desde o início da graduação, atividades que proporcionem maior conhecimento e domínio no que diz respeito aos medicamentos.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).