AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE ORAL AGUDA E DA ATIVIDADE ANTITUMORAL IN VIVO DO LÁTEX E EXTRATOS DE UMA APOCYNACEAE DE USO POPULAR
Resumo
Secondatia densiflora é uma apocynaceae do Cerrado com histórico de uso popular contra câncer. Propôs-se neste trabalho avaliar a toxicidade pré-clínica aguda e a atividade antitumoral da S. densiflora em três formulações: látex (uso tradicional) com 2000 e 5000mg/Kg/animal, extrato etanólico do lenho (2000mg/Kg/animal) e extrato etanólico do caule (2000mg/Kg/animal) (frente a células tumorais S180) em camundongos Swiss, por via oral. O Látex e o Extrato etanólico do caule mostraram-se pouco tóxico ou praticamente não tóxico nos experimentos realizados. O Extrato etanólico do lenho indicou toxicidade. Quanto aos efeitos antitumorais o único grupo que apresentou resultado significativo foi o Látex. Além da possível presença de componente químico específico, ausente nos demais extratos, esse resultado pode ser decorrente da presença de misturas complexas de substâncias químicas, o que se pode justificar pela atuação em diferentes alvos celulares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).