LEITURA DE RÓTULOS ALIMENTARES ENTRE ESTUDANTES DE CURSOS DA SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO MUNICÍPIO DE TRINDADE (GO)
Resumo
Objetivo: Caracterizar a leitura dos rótulos de alimentos industrializados entre acadêmicos de cursos da saúde de uma instituição de Ensino Superior. Métodos: Estudo transversal, descritivo e quali-quantitativo, coleta realizada com aplicação de um questionário estruturado. Resultados: Entre os 155 entrevistados, o sexo predominante foi o feminino com 74,2%, e o curso com maior participação o de Educação Física com 21,3% dos participantes. Verificou-se que a maioria dos acadêmicos (57,4%) relatou ler às vezes os rótulos; os nomes técnicos foi a dificuldade mais citada (45,2%), e 57,4% dos estudantes afirmaram que as informações dos rótulos auxiliam nas escolhas dos alimentos. Dentre os rótulos alimentares mais consultados estão biscoitos e bolachas, 36,1%; e leites e derivados (34,2%). Conclusão: a maioria dos acadêmicos possui o hábito de ler os rótulos dos alimentos consumidos, mesmo não compreendendo tudo que estão lendo.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).