HÁBITOS E PRÁTICAS ALIMENTARES DE DOCENTES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Objetivo: analisar os hábitos e práticas alimentares de professores universitários, durante o período de isolamento social diante a pandemia da COVID 19. Metodologia: Os dados foram coletados por meio de um formulário via Google Forms. Foram realizadas análises descritivas simples com valores em percentuais e absolutos, e análises do discurso para as respostas discursivas. Resultados: Houve o aumento substancial de acesso a alimentos e preparações via delivery, o que pode estar relacionada a carga horária de trabalho, associada aos formatos remotos de trabalho. Contudo encontrou-se maior frequência de práticas culinárias no domicílio durante o isolamento social. Foi identificado ainda o consumo de alimentos in natura. Conclusão: Com a reconfiguração do processo de trabalho dos docentes, sobretudo em decorrência das características do trabalho remoto, há mudanças nos hábitos e práticas alimentares, como aumento substancial dos serviços delivery e em um contraponto, a maior frequência de práticas culinárias durante o isolamento social.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).