ANÁLISE DO ESFREGAÇO DE SANGUE PERIFÉRICO EM PACIENTES COM COVID-19: UMA REVISÃO
Resumo
Objetivo: Revisar a literatura acerca dos achados morfológicos no esfregaço de sangue periférico de pacientes com COVID-19 e o seu valor diagnóstico e prognóstico. Metodologia: Foram selecionados artigos publicados entre dezembro de 2019 e outubro de 2021 nas bases de dados PubMed e Web of Science, sendo usados os termos: ("COVID-19" OR "2019- nCoV Infection" OR "Coronavirus Disease-19" OR "SARS CoV 2") AND (“peripheral blood smear” OR “blood smear” OR “peripheral blood film” OR “blood film”). Resultados: Nesta revisão, foram incluídos 16 artigos publicados, os quais relataram alterações morfológicas em todas as linhagens hematológicas., sendo os principais achados: anomalias de pseudo-Pelger-Hüet, displasia de monócitos, linfócitos e neutrófilos, esquizócitos e agregação plaquetária. Conclusão: Apesar de alguns achados serem relatados em diferentes estudos, a sensibilidade e especificidade destes achados na COVID-19 ainda é incerta. Para tanto, novos estudos ainda devem ser desenvolvidos para avaliar de forma adequada o valor do esfregaço de sangue periférico como ferramenta diagnóstica e de avaliação prognóstica e de resposta terapêutica na COVID-19.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).