CONHECIMENTO DA CONTAGEM DE CARBOIDRATOS NO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPO 1: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Resumo
Objetivo: Identificar e discutir o conhecimento de profissionais e pacientes quanto a contagem de carboidratos e a participação do nutricionista nesse contexto. Metodologia: Revisão integrativa de literatura por meio da busca de artigos nos periódicos indexados, no período de agosto a setembro de 2020, utilizando os seguintes descritores na língua inglesa: type 1 diabetes, carbohydrate count e education. Resultados: Nos trabalhos que realizaram programas de educação entre indivíduos DM1 e profissionais, o sucesso do tratamento foi garantido. Nos demais que avaliaram o conhecimento de indivíduos que não fizeram parte de algum treinamento específico em que não haviam nutricionistas presentes, o resultado foi antagônico. Conclusão: O conhecimento dos profissionais sobre a contagem de carboidratos para melhor orientar os pacientes é diretamente proporcional ao sucesso no tratamento. No entanto, tal conhecimento é falho devido à carência de nutricionistas especializados em contagem de carboidratos nas equipes.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).