POTENCIAL PESTICIDA DA ERVA-DE-SANTA-MARIA (CHENOPODIUM AMBOSIOIDES): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Resumo
Objetivo: realizar uma revisão sistemática da literatura sobre estudos experimentais que tenham testado o potencial pesticida da Erva-de-Santa-Maria (Chenopodium ambrosioides) contra pragas agrícolas. Metodologia: Foram analisados 23 artigos sobre o uso da Erva-de-Santa-Maria como um potencial pesticida. Resultados: Dos 23 estudos detectados, observou-se que estes se diferiam quanto à metodologia utilizada para o experimento, sendo utilizado três formas de princípios ativos: óleo essencial, pó vegetal e extrato vegetal. Assim, sete estudos abordavam o uso da Erva-de-Santa-Maria na forma de óleo essencial, nove utilizavam extrato vegetal, seis em forma de pó vegetal e um experimentava dois princípios ativos concomitantemente, o de pó vegetal e extrato vegetal. Durante a análise dos artigos, o que mais suscitou discussões foram as discrepâncias encontradas entre os estudos. Considerações finais: o óleo essencial de C. ambrosioides possui potencial pesticida, seja influenciando na atividade alimentar do inseto, da mortalidade por contato, fumigação, repelência, ação antifúngica e redução da oviposição.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).