PERFIL DOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM USO DE INSULINA ACOMPANHADOS PELO PROGRAMA HIPERDIA DO MUNICÍPIO DE JOAÇABA–SC
Resumo
O estudo teve como objetivo caracterizar os portadores de diabetes mellitus em uso de insulina acompanhados pelo programa Hiperdia do município de Joaçaba/SC. Com abordagem quantitativa caráter exploratório descritivo de campo, com 72 sujeitos. A coleta de dados utilizou três instrumentos, uma entrevista semiestruturada e dois questionários validados. Os resultados indicam que 43 (60%) dos insulinodependentes são do sexo feminino, entre 60 e 69 anos (32%), de cor branca (74%), casadas (62%), obesas (43%), com ensino fundamental incompleto (58%), sendo que 36 (50%) desconhecem qual seu tipo de diabetes. Entre os fatores relacionados, a hipertensão arterial e o sedentarismo foram os mais citados, e das complicações a perda visual e o IAM. Nas variáveis laboratoriais, apresentaram controle glicêmico insatisfatório e controle metabólico regular. Quanto aos questionários, a maioria possui conhecimento insatisfatório sobre o diabetes, e baixa aderência as atividades de autocuidado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).