CONSUMO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS NA GESTAÇÃO: UMA REVISÃO NARRATIVA
Resumo
Introdução: O consumo de substâncias é uma adversidade que percorre o mundo inteiro, o que tem se tornado um problema de saúde pública e seu uso impróprio traz sérios problemas para a vida das pessoas, diretamente ou não. Quando esse consumo é associado à gravidez, o feto e a mãe sofrem inúmeros danos. Metodologia: Estudo narrativo, descritivo e exploratório do gênero revisão bibliográfica. Ocorreu a busca ativa dos materiais a serem utilizados através das seguintes bases de dados: BVS, SCIELO, Google Acadêmico e PubMed. Resultados e Discussão: Ao final da busca, foram eleitos 12 artigos para a amostra. É importante ressaltar que o uso dessas drogas lícitas e ilícitas é prejudicial não apenas para o usuário, mas em casos de gestantes, pode afetar significativamente o feto, causando má formação durante o período gestacional, prematuridade, peso inadequado para o nascimento, fenda palatina, lábio leporino e algumas anomalias neurológicas e cardiovasculares. Conclusão: As usuárias, podem ser observadas, e não dificilmente identificadas por profissionais de saúde. Tendo em vista essa realidade, é necessário criar políticas públicas para intervir o agravamento e aumento dessa problemática, fornecendo suporte e uma assistência em saúde de qualidade a um público vulnerável.
Palavras-chaves: Drogas; Gestação; Consequências.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).