O CONHECIMENTO DO ATENDIMENTO SUPORTE BÁSICO DE VIDA DE COLABORADORES DO SISTEMA NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC
Resumo
O suporte básico de vida é definido por um conjunto de estratégias que visam manter o suporte à vítima. O conhecimento em SBV é um ato de responsabilidade social, visando uma consciência cívica que se inscreve nos direitos e deveres de cidadãos. O objetivo do estudo é promover o aprendizado dos colaboradores administrativos sobre suporte básico de vida, em simulação de atendimento em parada cardiorrespiratória e o uso do DEA. Trata-se de um estudo de experiência de caso, realizado com os colaboradores do Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, onde em primeiro momento foi aplicado um questionário sobre BLS aos colaboradores técnicos administrativos para verificar o nível de conhecimento sobre o SBV. Posteriormente em segundo momento foi realizado uma capacitação aos colaboradores sobre o protocolo BLS de forma teórica pratica. Os estudos indicaram os aspectos relativos à necessidade de constante capacitação, treinamento, educação permanente em serviço para os profissionais, e ainda para leigos no assunto, a fim de se ter uma assistência de qualidade. Ressalta-se que o conhecimento acerca da temática em questão é de suma relevância para que se prestem cuidados ancorados em boas práticas recomendadas por fortes evidências e que, dessa maneira, culminem numa assistência segura e de alta qualidade.
Palavras-chave: suporte básico de vida, parada cardiorrespiratória, reanimação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).