O CONHECIMENTO DO ATENDIMENTO SUPORTE BÁSICO DE VIDA DE COLABORADORES DO SISTEMA NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC

Autores

  • Adriano José de Deus Guimarães Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O suporte básico de vida é definido por um conjunto de estratégias que visam manter o suporte à vítima. O conhecimento em SBV é um ato de responsabilidade social, visando uma consciência cívica que se inscreve nos direitos e deveres de cidadãos. O objetivo do estudo é promover o aprendizado dos colaboradores administrativos sobre suporte básico de vida, em simulação de atendimento em parada cardiorrespiratória e o uso do DEA. Trata-se de um estudo de experiência de caso, realizado com os colaboradores do Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, onde em primeiro momento foi aplicado um questionário sobre BLS aos colaboradores técnicos administrativos para verificar o nível de conhecimento sobre o SBV. Posteriormente em segundo momento foi realizado uma capacitação aos colaboradores sobre o protocolo BLS de forma teórica pratica. Os estudos indicaram os aspectos relativos à necessidade de constante capacitação, treinamento, educação permanente em serviço para os profissionais, e ainda para leigos no assunto, a fim de se ter uma assistência de qualidade. Ressalta-se que o conhecimento acerca da temática em questão é de suma relevância para que se prestem cuidados ancorados em boas práticas recomendadas por fortes evidências e que, dessa maneira, culminem numa assistência segura e de alta qualidade.

Palavras-chave: suporte básico de vida, parada cardiorrespiratória, reanimação. 

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Publicado

2023-07-14

Edição

Seção

Relato de Experiência