IMPACTOS DA PANDEMIA POR SARS-COV-2 NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Resumo
Objetivo: Discorrer sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) durante a pandemia da Covid 19 no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, do tipo narrativa. A busca dos artigos foi realizada entre os meses de agosto de 2020 a dezembro de 2021, nas seguintes bases de dados: Scielo, BVS, Pubmed, Medline e também em periódicos nacionais especializados indexados no site de busca Google Acadêmico. Resultados: Durante a pandemia diferentes estratégias foram implementadas para a continuidade do PNAE, com destaque para a entrega de kits alimentação, com recomendações legais para a sua composição e outras disposições. Outro aspecto identificado diz respeito aos desafios para execução da agricultura familiar no âmbito do programa durante a pandemia. Dentre esses desafios estão: a ampliação do valor repassado pelo PNAE para os municípios de acordo com Índice de Desenvolvimento Humano baixo e muito baixo, manter e incentivar a aquisição de alimentos da agricultura familiar e a comercialização dos produtos da agricultura familiar, que tinha como principal clientela as escolas. Conclusão: os principais impactos da pandemia para a alimentação escolar foram as mudanças necessárias para a sua execução durante o período de suspensão das aulas. Tais mudanças implicaram na implementação de diferentes estratégias.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).